México avança para a tecnologia Euro VI

Operadora rodoviária comprometida com o meio ambiente e a saúde pública investe em novos ônibus equipados com motores de última geração

O México tem muitas semelhanças com o Brasil. Seu litoral é muito belo, a hospitalidade se destaca e o transporte rodoviário tem expressiva participação no modelo de mobilidade de passageiros e cargas. Porém, o país se encontra à frente quando o assunto é adotar a norma Euro VI para os seus veículos comerciais. O governo mexicano determinou que no ano que vem, a mais atual norma que estabelece limites máximos de emissões poluentes dos propulsores a diesel esteja adota em todo o território. Porém, com alguns exemplos, esse contexto pode ser visto com um certo adiantado da hora, promovido por transportadores preocupados com o meio ambiente.

É o caso da operadora rodoviária Vallarta Plus, que recentemente recebeu três novos ônibus com chassis Scania, equipados com propulsores de 450 cv de potência Euro VI. De acordo com a montadora de origem sueca, o seu motor diesel XPI oferece uma redução significativa das emissões poluentes, graças à particularidade de dar um grande desempenho para sua relação entre torque e potência, tendo como adicional o filtro de partículas, conseguindo remover partículas remanescentes e fuligem dos gases de escape. O filtro é integrado ao sistema pós-tratamento desses modelos. Da mesma forma, o sistema SCR garante que o nível de óxidos de nitrogênio sejam expelidos de maneira eficaz.

Segundo, um dos objetivos de nossa empresa é trabalhar por um futuro sustentável, investindo nos ônibus mais verdes do mundo. “Sabemos que com isso colocamos nosso grão de areia (na poluição que afeta tanto o nosso país e o mundo). Então, a partir de agora, só compraremos ônibus com esse padrão antipoluição Euro VI. Agradecemos à Scania por fazer parte de seu lançamento tecnológico no México”, disse Carlos Rosas González, presidente da Vallarta Plus.

O mercado mexicano dá exemplo e se difere do brasileiro na questão ambiental. Se lá, a norma Euro VI já é vista como fator determinante à mudança de conceitos em termos de tecnologia veicular, por aqui o assunto causa arrepios, sendo objeto para solicitações de postergação quanto à sua vigência (2023) a fim de se enquadrar sob o efeito da pandemia de Covid-19 que vivemos. Vamos aguardar o desfecho desse quadro.

Imagem – Scania México

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