Até 2020, Curitiba terá 450 novos ônibus, sendo que 251 já foram adquiridos e começam a rodar pela cidade como parte do plano de renovação da frota do transporte público local. A capital paranaense não atualizava seus ônibus urbanos há alguns anos e agora reverte essa situação com a chegada de vários modelos de veículos escolhidos para as diversas operações.
E a montadora Mercedes-Benz participa dessa renovação com 160 ônibus, dentre vários modelos e configurações para os serviços alimentador, convencional, interbairros, linha direta e expresso. 124 unidades já foram entregues, segundo informou a montadora. Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, comentou que de um longo período, as empresas operadoras de Curitiba voltaram a renovar suas frotas. “Para nossa satisfação e orgulho, ganhamos ampla preferência nesse processo, participando de forma marcante de um sistema de transporte coletivo urbano que é referência para grandes cidades no País e no mundo”. Os veículos foram adquiridos com o suporte dos bancos Mercedes-Benz e Luso Brasileiro.
Os modelos negociados compreendem as versões OF 1519, OF 1721 (suspensão mecânica), OF 1721 L (suspensão pneumática), O 500 MA articulado e O 500 MDA superarticulado. De 2017 até hoje, cinco operadoras escolheram a montadora para a renovação de suas frotas.
Novidade de grande porte
Dentre os chassis disponibilizados para as transportadoras curitibanas, um modelo chama a atenção por ser novidade na operação local. Trata-se do O500 MDA, ônibus superarticulado com 21 metros de comprimento (capacidade para 165 passageiros), versão especial para o sistema em virtude do enquadramento às estações tubos e suas portas de embarque e desembarque. “Essa nova versão com 21 metros é a resposta para que o veículo se ajuste às estações tubos. Além disso, o modelo possui um quarto eixo direcional que possibilita melhor manobrabilidade nas operações e uma distribuição de peso otimizada”, destacou Walter.
Imagem - Ronaldo dos Santos/Fotofrotista
Ao todo, oito chassis com essa configuração foram comercializados para Curitiba. Lembrando que a dimensão original do chassi é de 23 metros, utilizada principalmente na cidade de São Paulo.
Mauricio Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso e do Setransp, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, chamou a atenção para o desempenho do superarticulado. Segundo o executivo, a escolha pelo modelo levou em consideração os bons resultados em termos de custo operacional. “Após uma avaliação rígida para conhecermos todas as vantagens do veículo, chegamos a resultados positivos e satisfatórios quanto ao consumo de combustível, desempenho e intercambialidade de peças com outros modelos de articulados da mesma marca”, explicou Gulin. Foram adquiridas seis unidades do modelo pela Cidade do Sorriso e outras duas pela Auto Viação Redentor.
Os ônibus de maior porte da Mercedes-Benz, os chamados articulados e superarticulados, contam com articulação da marca Hübner. O processo de manutenção preventiva do sistema leva em consideração o cuidado com a tecnologia, tanto com a sanfona, como o próprio equipamento da articulação, que traz uma tecnologia capaz de proporcionar eficiência e maior segurança operacional.
A encarroçadora paulista Caio Induscar foi uma das fornecedoras nessa nova renovação da frota. Outro nome participante do negócio foi a Marcopolo.
Imagens – Revista AutoBus
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