Mercedes-Benz renova a frota curitibana

Montadora é a principal fornecedora de chassis neste momento, com 160 unidades das 251 adquiridas. São várias as versões negociadas com os operadores locais

Até 2020, Curitiba terá 450 novos ônibus, sendo que 251 já foram adquiridos e começam a rodar pela cidade como parte do plano de renovação da frota do transporte público local. A capital paranaense não atualizava seus ônibus urbanos há alguns anos e agora reverte essa situação com a chegada de vários modelos de veículos escolhidos para as diversas operações.

E a montadora Mercedes-Benz participa dessa renovação com 160 ônibus, dentre vários modelos e configurações para os serviços alimentador, convencional, interbairros, linha direta e expresso. 124 unidades já foram entregues, segundo informou a montadora.  Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, comentou que de um longo período, as empresas operadoras de Curitiba voltaram a renovar suas frotas. “Para nossa satisfação e orgulho, ganhamos ampla preferência nesse processo, participando de forma marcante de um sistema de transporte coletivo urbano que é referência para grandes cidades no País e no mundo”. Os veículos foram adquiridos com o suporte dos bancos Mercedes-Benz e Luso Brasileiro.

Os modelos negociados compreendem as versões OF 1519, OF 1721 (suspensão mecânica), OF 1721 L (suspensão pneumática), O 500 MA articulado e O 500 MDA superarticulado. De 2017 até hoje, cinco operadoras escolheram a montadora para a renovação de suas frotas.

Novidade de grande porte

Dentre os chassis disponibilizados para as transportadoras curitibanas, um modelo chama a atenção por ser novidade na operação local. Trata-se do O500 MDA, ônibus superarticulado com 21 metros de comprimento (capacidade para 165 passageiros), versão especial para o sistema em virtude do enquadramento às estações tubos e suas portas de embarque e desembarque. “Essa nova versão com 21 metros é a resposta para que o veículo se ajuste às estações tubos. Além disso, o modelo possui um quarto eixo direcional que possibilita melhor manobrabilidade nas operações e uma distribuição de peso otimizada”, destacou Walter.

Mercedes-Benz renova a frota curitibana
Imagem - Ronaldo dos Santos/Fotofrotista

Ao todo, oito chassis com essa configuração foram comercializados para Curitiba. Lembrando que a dimensão original do chassi é de 23 metros, utilizada principalmente na cidade de São Paulo.

Mauricio Gulin, presidente da Viação Cidade Sorriso e do Setransp, o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, chamou a atenção para o desempenho do superarticulado. Segundo o executivo, a escolha pelo modelo levou em consideração os bons resultados em termos de custo operacional. “Após uma avaliação rígida para conhecermos todas as vantagens do veículo, chegamos a resultados positivos e satisfatórios quanto ao consumo de combustível, desempenho e intercambialidade de peças com outros modelos de articulados da mesma marca”, explicou Gulin. Foram adquiridas seis unidades do modelo pela Cidade do Sorriso e outras duas pela Auto Viação Redentor.

Mercedes-Benz renova a frota curitibana

Os ônibus de maior porte da Mercedes-Benz, os chamados articulados e superarticulados, contam com articulação da marca Hübner. O processo de manutenção preventiva do sistema leva em consideração o cuidado com a tecnologia, tanto com a sanfona, como o próprio equipamento da articulação, que traz uma tecnologia capaz de proporcionar eficiência e maior segurança operacional.

A encarroçadora paulista Caio Induscar foi uma das fornecedoras nessa nova renovação da frota. Outro nome participante do negócio foi a Marcopolo.

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