X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Meio século de ônibus elétrico

Por Antonio Ferro dia em Notícias

Meio século de ônibus elétrico
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Em 50 anos, a iniciativa da marca alemã permitiu a ela um grande conhecimento da eletromobilidade, dispondo atualmente de um conceito totalmente inovador e avançado

Em 1970, a montadora MAN Truck & Bus apresentou ao mercado alemão o seu primeiro ônibus conceito totalmente elétrico. Depois de dois anos de desenvolvimento, o modelo 750 OH-M10 E foi revelado na cidade de Munique, descrito como uma contribuição positiva da indústria para combater a poluição e o ruído nos ambientes urbanos. Naquela época, o ciclo da motorização dava um salto expressivo em ruas e avenidas, sendo necessário um modelo de transporte que contribuísse com as pessoas e o meio ambiente.

Um ano após sua apresentação e testes na fábrica da MAN, em janeiro de 1971 o veículo ganhou as ruas para a operação regular na rota 7, podendo transportar 99 passageiros, com uma autonomia de 50 quilômetros. A eletricidade era fornecida por baterias instaladas em uma carreta (algo inusitado), puxada pelo próprio ônibus, garantindo um tempo entre duas e três horas de operação. Uma segunda carreta estava disponível com as baterias recarregadas para substituírem as que estavam com a pouca carga elétrica. De acordo com a montadora, em junho do mesmo ano, seu ônibus elétrico circulou por seis mil quilômetros sem apresentar falhas.

Meio século de ônibus elétrico

Durante os Jogos Olímpicos de Munique, realizados em 1972, os atletas foram transportados entre o Parque Olímpico e a Vila Olímpica por dois ônibus elétricos e mais oito com motorização a gás natural. Em 20 horas de operação diária, os veículos cumpriram com suas funções, de maneira segura e ecológica.

Dois anos depois, em 1974, um avanço tecnológico no desenvolvimento do conceito da eletromobilidade apresentou uma segunda geração de veículos, com novos recursos, como o aumento de autonomia das baterias, até 80 quilômetros. As cidades de Mönchengladbach, Dusseldorf e Frankfurt implantaram com sucesso serviços com o novo modelo, que esteve em operação até o ano de 1979. "A inovação e engenhosidade da MAN são demonstradas pelo fato de que, há cinco décadas, éramos uma das primeiras empresas a se concentrar na mobilidade elétrica e que estamos promovendo unidades alternativas consideravelmente há muitos anos. Agora que o tempo e o mercado são adequados para essa tecnologia e a estrutura política se encaixa, podemos oferecer aos nossos clientes um ônibus elétrico como veículo em série que impressiona com tecnologia sofisticada e um conceito geral sustentável", destacou Rudi Kuchta, chefe de unidade de negócios de ônibus da MAN Truck & Bus.

Em 50 anos, a iniciativa da marca alemã permitiu a ela um grande conhecimento da eletromobilidade, dispondo atualmente de um conceito totalmente inovador e avançado, próprio para a propagação de um transporte livre das emissões poluentes.

Imagens - MAN Truck & Bus

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Meio século de ônibus elétrico

Enviando Comentário Fechar :/