X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Marcopolo ressalta o processo de desenvolvimento de novos produtos

Por Antonio Ferro dia em Notícias

Marcopolo ressalta o processo de desenvolvimento de novos produtos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

De acordo com a fabricante, o mercado de carroçarias de ônibus demanda elevado grau de personalização do produto e para atender rapidamente a essas customizações pedidas pelos clientes

Durante o Siemens Digital Industry Forum 2019, realizado recentemente em São Paulo, a encarroçadora gaúcha Marcopolo apresentou dois cases, um desenvolvido pela área de Engenharia de Processos e outro pela Engenharia Experimental, sobre a simulação da planta fabril e outro sobre simulação, testes e validação que reduzem em até 80% o tempo necessário para a introdução de mudanças na linha de montagem e no processo de validação de novos produtos ou customizações dos atuais. O Fórum é o maior evento de digitalização da América do Sul, criado para conectar a comunidade de usuários dos softwares PLM, CAE e de Manufatura.

De acordo com a fabricante, o mercado de carroçarias de ônibus demanda elevado grau de personalização do produto e para atender rapidamente a essas customizações pedidas pelos clientes, o departamento de Engenharia de Simulações e Testes da Marcopolo desenvolveu metodologias que, além de tornar mais ágil todo o processo de validação de um novo componente, também é capaz de realizar tais validações em laboratório com bancadas de teste específicas para essa finalidade, reduzindo assim a dependência de veículos finalizados de clientes. "Conseguir desenvolver novos produtos e validar rapidamente e, ao mesmo tempo, alterar e adaptar a linha de produção de ônibus às características e necessidades específicas de cada diferente pedido é um grande desafio. As duas apresentações realizadas pelas nossas equipes, uma relacionada ao desenvolvimento de produto e outra à simulação fabril, demonstram a nossa evolução nesses campos", observou Luciano Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo.

A empresa de Caxias do Sul (RS) destaca que um dos cases apresentados por ela foi o desenvolvido a partir da escuta dos clientes e demonstra como a empresa realiza rapidamente, por intermédio de simulação e testes de validação, o desenvolvimento de componentes dos ônibus. O material aborda os testes e ensaios feitos em espelhos retrovisores dos modelos rodoviários.

Nessa premissa de modernização do contexto produtivo, os conceitos da Indústria 4.0 são amplamente norteados pela digitalização dos processos, fluxos e modelos de componentes, temas discutidos no Siemens Digital Industry Forum 2019.

Imagem - Marcos Molon

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Marcopolo ressalta o processo de desenvolvimento de novos produtos

Enviando Comentário Fechar :/