Marcopolo e Volvo reforçam a pareceria na cidade de Santiago

A operadora Subus, uma das principais de Santiago, adquiriu o modelo Torino Low Entry, com 13.200mm de comprimento, dotado de chassi Volvo com motorização Euro VI

O sistema Red Metropolitana Movilidad, da capital chilena Santiago, está renovando sua frota de ônibus urbanos, com a chegada de mais 120 novos ônibus, fornecidos pela Marcopolo. A operadora Subus, uma das principais de Santiago, adquiriu o modelo Torino Low Entry, com 13.200mm de comprimento, dotado de chassi Volvo com motorização Euro VI, a mais avançada para redução da emissão de poluentes em motores diesel, com 66% menos Material Particulado e 80% menos NOx do que os atuais veículos em operação. Para André Armaganijan, diretor do Estratégia e Negócios Internacionais da Marcopolo, o fornecimento amplia a presença da Marcopolo em um dos mais importantes sistemas de mobilidade do mundo e reforça as exportações brasileiras no continente. “Desde o final do ano passado para cá são cerca de 500 unidades enviadas somente para o Chile”, destaca o executivo.

Os novos ônibus Torino possuem transmissão automática e contam com cabine que destaca a segurança e a ergonomia para os motoristas. Os veículos oferecem ainda sistema de ar-condicionado, tomadas USB, tubos e pega-mãos para os passageiros em aço inox, vidros colados e preparação para instalação de todos os equipamentos de gestão de frota utilizados no Red Movilidad.

Marcopolo e Volvo reforçam a pareceria na cidade de Santiago

O chassi Volvo B8R envolvido nesse negócio está incorporado de muita tecnologia embarcada, como o sistema de freios eletrônicos a disco, suspensão eletrônica, sistema de gerenciamento de frotas Volvo (Fleet Managment) e I-Coaching (treinador virtual de motoristas). Ainda, segundo a Volvo, o chassi possui o controle automático de velocidade, dispositivo que usa a conectividade por GPS para identificar trechos críticos, com altos índices de acidentes, e limitar a velocidade máxima independente da ação do motorista. Aprovado após um ano de uso em Curitiba (PR), esse recurso diminuiu em 50% as colisões com ônibus no BRT, essa tecnologia passa agora a ser de série em todos os veículos pesados da marca no continente.

Santiago conta com 2.800 ônibus da marca Volvo. “A exemplo de outras cida-des com sistema de transporte planejado, somos marca líder em chassis de grande capacidade também em Santiago”, disse Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses na América Latina. As novas entregas são todas para a Subus, um dos maiores operadores de ônibus da cidade, com frota de mais de 1.300 veículos.

E, para atender a uma nova legislação local que objetiva a redução das emissões poluentes do sistema de transporte, o chassi vem equipado com o propulsor que atende o padrão Euro VI, mais rigoroso. “Santiago fica num vale circundado por montanhas. A cidade tem grande foco na diminuição das emissões, devido à dificuldade topográfica para dispersão de elementos particulados no ar”, comentou Selski.

O referido modelo, que aqui também é conhecido por B250R, é produzido na matriz da Volvo, na Suécia, de onde é embarcado em navios para o Brasil. Aqui, recebe carroçarias da Marcopolo, em Caxias do Sul (RS). E de lá, os veículos já completos seguem rodando até o Chile, cruzando a cordilheira dos Andes através da famosa estrada dos “Caracoles”, conhecida por suas curvas sinuosas e neve intensa no inverno.

De acordo com a Volvo, Santiago é uma das cinco mais populosas metrópoles do continente. Possui a RED – Rede Metropolitana de Mobilidade (antigo Transantiago) integrando ônibus, metrô e trens, permitindo deslocamento nos 32 distritos da cidade e região metropolitana com o pagamento de um bilhete único (com validade de duas horas após o primeiro embarque). Cerca de 6,2 milhões de usuários acessam o sistema diariamente.

Imagens – Douglas de Souza Melo e Volvo Buses LA

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