Marcopolo com novo centro de fabricação

A estrutura tem uma área total de 19.600 m² de área construída, possuindo novos conceitos de produção que proporcionam um melhor ambiente de trabalho

A encarroçadora gaúcha Marcopolo, referência mundial na produção de ônibus,  apresentou o seu novo Centro de Fabricação de componentes e subconjuntos metálicos. A nova planta é a mais moderna e avançada da companhia e visa a unificação da montagem de componentes e subconjuntos metálicos que compõem as carroçarias dos ônibus, que eram executadas em diferentes sites, com oportunidade de melhoria em produtividade e sinergia. O investimento   total é cerca de R$ 70 milhões, dos quais R$ 30 milhões já foram aplicados.

A estrutura tem uma área total de 19.600 m² de área construída, possuindo novos conceitos de produção que proporcionam renovação natural de ar por convecção (bem-estar térmico para os colaboradores), telhado e revestimento lateral com isolamento térmico, toda a iluminação por LED com dimerização (regulagem automática da luminosidade), proporcionando menor custo e maior conforto visual e segurança; instalações planejadas e organizadas em pipe racks e/ou canaletas, proporcionando maior proteção no fluxo de pessoas e transporte de materiais, melhor condição para manutenção elétrica, pneumática, hidráulica e gases; infraestrutura preparada para receber equipamentos com tecnologias da indústria 4.0 (como duas máquinas italianas de última geração que serão instaladas em março – colaboradores foram para a Itália receber treinamento de programação e operação das novas máquinas); toda área de circulação externa (movimentação de caminhões carregados com matéria-prima) em concreto, aumentando a vida útil e praticamente eliminando manutenção do piso. “A fábrica é extremamente segura e atende os princípios LEAN, com foco na eliminação de desperdícios, padrões de eficiência e qualidade ainda mais elevados, para os clientes internos e externos. E, dentre os principais diferenciais do novo Centro de Fabricação estão a unificação e racionalização de recursos, fluxo contínuo de produção e logístico, gestão visual de todo o processo produtivo”, disse Júlio Igansi, gerente de Engenharia de Processo.

De acordo com a Marcopolo, o projeto de desenvolvimento e construção do Centro de Fabricações teve início em novembro de 2017, onde primeiramente foi criada uma equipe multidisciplinar para planejar, projetar e executar o projeto. Nesse processo, 223 colaboradores participaram com sugestões. De início, 180 colaboradores fazem parte desse novo centro.

Imagem – Gelson Mello da Costa

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *