Mallorca, na Espanha, escolhe o gás natural para seu transporte coletivo

Os novos ônibus terão pacotes expressivos de segurança e economia de energia, com até 15 sistemas diferentes, como aviso de mudança de faixa e frenagem de emergência

A Scania irá fornecer 186 chassis equipados com motorização a gás natural Euro VI para o TIB CTM, o Consorcio de Transportes de Mallorca (Espanha), que está promovendo a reorganização das linhas de seus sistema de transporte, reduzindo de 11 operadores para três, com destaque para a renovação total da frota, passando de ônibus a diesel mais antigos para veículos modernos e eficientes, sendo que além do gás natural, também terá modelos com tração hibrida e totalmente elétrica.

De acordo com a montadora, na renovação de veículos a tecnologia do gás prevaleceu devido às suas excepcionais características ecológicas, com desempenho e vantagens nos custos operacionais no mesmo nível que o modelo a diesel. O sistema de transporte TIB CTM, juntamente com o sistema EMT, em Palma, que recentemente adquiriu 28 unidades articuladas da Scania (também com motores a gás natural), demonstram que esse tipo de combustível é uma solução integral para os sistemas de transporte. Os motores desses veículos podem funcionar 100% com biometano, o que representa uma oportunidade real de reduzir as emissões poluentes e gerar uma economia circular em que o gerenciamento de resíduos na área se torna uma vantagem energética para a mobilidade.

Os novos ônibus terão pacotes expressivos de segurança e economia de energia, com até 15 sistemas diferentes, como aviso de mudança de faixa, frenagem de emergência, detector de fadiga, leitor de sinais de trânsito, alcolock (medidor do teor de álcool no sangue dos condutores), sensores e câmeras inteligentes que visam alertar o motorista para evitar colisões com outros veículos, pedestres, três câmeras internas, desfibrilador e sistema antibacteriano para higienizar o salão de passageiros.

Dos 223 ônibus que comporão a nova frota local, 216 serão movidos com combustíveis alternativos ao diesel, sendo 198 com gás natural, 18 com tração elétrica e híbrida (nove ônibus 100% elétricos e nove (híbridos/elétricos).  Ainda, de acordo com o Mallorca Transport Consortium, os novos ônibus terão informações precisas sobre a ocupação em tempo real, fato que possibilitará solucionar qualquer problema de falta de assentos. Eles também serão adaptados para que as pessoas com mobilidade reduzida possam fazer uso do transporte (com rampas e piso baixo). Por outro lado, haverá a sinalização interna para que as pessoas com deficiência visual ou auditiva possam conhecer a próxima parada na rota o tempo todo, bem como outras informações relevantes sobre o serviço.

No que tange a poluição e ruídos, a nova frota apresentará uma redução de 20% nas emissões de CO2, além de 85% do NOx (óxidos de nitrogênio), 99% em material particulado e 50% em ruídos e vibrações.

Imagem – Scania Espanha

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Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

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