Madri decretou: é o fim do ônibus a diesel

Essa realidade será possível com a compra de mais 520 novos ônibus equipados com motores a gás natural. A EMT irá licitar essa aquisição, atendendo à um esforço que visa remover de circulação a frota mais poluente

A metrópole espanhola vai de encontro à sua sustentabilidade ambiental ao revelar que deixará de utilizar ônibus com motores a diesel em sua frota do transporte coletivo. Graças à sua política de meio ambiente e mobilidade em desenvolvimento, por meio da Estratégia de Sustentabilidade Ambiental Madri 360, a partir de janeiro de 2023, a EMT (Empresa Municipal de Transportes) não operará mais com ônibus a diesel e toda a sua frota (com idade média de 5,72 anos) será composta apenas por ônibus elétricos, a gás natural/biometano e híbridos.

Essa realidade será possível com a compra de mais 520 novos ônibus equipados com motores a gás natural. A EMT irá licitar essa aquisição, atendendo à um esforço que visa remover de circulação a frota mais poluente e, assim, melhorar a qualidade do ar. Atualmente, apenas 388 ônibus a diesel permanecem na frota de 2.100 veículos. Serão investidos 161,2 milhões de euros nos novos ônibus. Do total, 190 unidades chegarão em 2021, 200 em 2022 e 130 em 2023. A frota também receberá mais 100 ônibus elétricos nos próximos anos.

Promover o uso do transporte público é uma prioridade da equipe do Governo e da Estratégia Madri 360. Em maio passado, foram habilitados 45 quilômetros de faixa de ônibus na capital para melhorar a velocidade comercial e garantir maior capacidade nos ônibus. Hoje, há 193 quilômetros de faixas exclusivas na cidade de Madri.

Imagem – Diario Madrid

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

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