Madri com ônibus a gás da Scania

A Espanha tem tradição no uso de gás natural em sua frota de veículos comerciais visando a mitigação dos efeitos nocivos vindos de seu sistema de transporte

A experiência com ônibus urbano movido a gás natural faz da capital espanhola Madri um exemplo mundial no uso extensivo do combustível. Por intermédio da EMT Madri, operadora local do transporte coletivo, a cidade irá ampliar sua frota dotada da mais moderna tecnologia do gás, confirmando seu compromisso com as metas ambientais em termos de redução das emissões poluentes.

E a EMT confiou novamente na marca Scania ao investir em novos ônibus com esse tipo de propulsão. Nos últimos quatro anos, a transportadora já adquiriu 298 unidades (2019) e até o final de 2020, outras 92 irão chegar, totalizando 390 novos veículos. Os mais recentes chassis são da versão N280, equipados com o avançado motor OC09 101 de 5 cilindros e 280 cv, Euro VI, 9 litros e torque de 1350 Nm, o maior do mercado segundo a Scania, o que proporciona grande economia no consumo, com a similaridade operacional do propulsor a diesel, tendo ainda a padronização modular em sua estrutura, compartilhando até 80% dos componentes.

De acordo com a montadora, a futura integração da geração de biogás e sua conversão em biometano, com as experiências do gás natural em Madri, são opções reais e eficazes para garantir as reduções de até 90% das emissões de CO2, o que representaria o sistema de transporte mais eficiente em um mercado com uma proposta única de economia circular para as cidades.

Imagem – Reprodução Scania EMT

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *