Investindo no bom relacionamento

Na visão da organização, ter um bom relacionamento com os passageiros ajuda na segurança do trânsito. Isso porque a relação afetiva com os clientes reduz o estresse cotidiano, aumenta o prazer do trabalho e, consequentemente, ele se torna mais produtivo

O Grupo JAL, detentor de operadoras urbanas de ônibus do Rio de Janeiro, incentiva seu quadro de motoristas por meio do Prêmio Motorista Zero Acidente. Na visão da organização, ter um bom relacionamento com os passageiros ajuda na segurança do trânsito. Isso porque a relação afetiva com os clientes reduz o estresse cotidiano, aumenta o prazer do trabalho e, consequentemente, ele se torna mais produtivo. Recentemente, uma pesquisa realizada com os motoristas do Grupo mostrou que o segundo ponto que mais agrada aos motoristas e colaboradores é o relacionamento com os clientes, com 24% das citações, atrás apenas do itinerário, destacado por 25% dos entrevistados. Encomendado pela Transporte Flores e feito pela UP – Ulrich Pesquisa e Marketing -, o levantamento ouviu 316 colaboradores que atuam em sete dos municípios onde circulam ônibus do grupo: Duque de Caxias, Nilópolis, Belford Roxo, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Itaguaí e Rio de Janeiro.

Nesse contexto, as empresas envolvidas com as atividades do conglomerado JAL, zelando pela capacitação dos seus colaboradores e garantir um trânsito mais seguro são essenciais para o desenvolvimento do trabalho, realizam treinamentos constantes com os profissionais, sensibilizam para o trânsito seguro e premiam aqueles que não se envolvem em acidentes. A iniciativa acontece desde 2005 e 286 motoristas já foram homenageados desde então.

Dados divulgados pelo Detran-RJ mostram que em 2018, 1.957 pessoas morreram e 27.520 se lesionaram em acidentes de trânsito no estado do Rio de Janeiro. É uma média de 81 pessoas se envolveram em acidentes de trânsito por dia e quase 10% das mortes no estado do Rio acontecem em decorrência de acidentes de trânsito.

Um exemplo, dentre tantos, relacionados às boas práticas é do motorista Marcos Aurélio Neves, 34 anos, que está há 15 na empresa e atualmente atua na linha 438I Jd. Botânico x Caxias. O profissional construiu uma relação de amizade com os passageiros nesse tempo todo de casa. “Tenho clientes que, no início da minha carreira, eram estudantes. Hoje, levo essas pessoas para o trabalho e até para passeios com os filhos. O carinho dos passageiros faz tudo valer a pena. É um incentivo a mais para sermos profissionais cada vez melhores”, ressaltou.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *