Inovação no setor de ônibus urbano

O primeiro protótipo ficará pronto no final de deste ano. Ele faz parte do lançamento do projeto do veículo leve sobre pneus 100% elétrico do Brasil para o sistema Linha Verde de São José dos Campos (SP)

A principal característica de ônibus urbano aqui no Brasil é a sua estrutura veicular simples, com motor dianteiro, suspensão por molas metálicas, piso alto e design pouco arrojado. Poucos são os sistemas de transporte urbano que valorizam o conceito estético do modal. Afinal, o que conta são a praticidade, o baixo custo e a funcionalidade. Entretanto, sempre há ideias e projetos que buscam transformar esse quadro, como é o caso de um novo modelo de carroçaria, denominada Attivi Express, desenvolvida pela encarroçadora gaúcha Marcopolo, e dedicada à chassis de propulsão elétrica para corredores troncais e sistemas de mobilidade para médias e grandes cidades.

Além de ser uma proposta que contribua com a eletromobilidade, o destaque do modelo é o seu desenho, com uma identidade própria, rompendo com o que é demais de usual no transporte coletivo brasileiro. O projeto do Attivi Express traz linhas marcantes e atraentes. Fruto do DNA da Marcopolo, a carroçaria vem equipada com iluminação externa com faróis em full LED, garantindo maior eficiência luminosa, e um novo padrão para o segmento, com muita tecnologia embarcada e equipamentos inéditos no segmento, como a ausência de espelhos retrovisores, substituídos por um sistema composto por seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, e monitores que cobrem um campo de visão maior do que os espelhos e eliminam eventuais “pontos cegos” para os motoristas nas laterais do veículo, facilitando as manobras e aumentando a segurança no trânsito.

Inovação no setor de ônibus urbano

De acordo com a encarroçadora, o primeiro protótipo ficará pronto no final de deste ano. Ele faz parte do lançamento do projeto do veículo leve sobre pneus 100% elétrico do Brasil para o sistema Linha Verde de São José dos Campos (SP). Será equipado com o chassi D11B (BYD), com baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e terá autonomia de até 250 quilômetros, com capacidade para transportar 168 passageiros – 60 sentados e 108 em pé. Seu comprimento é de 22 metros, com largura total de 2.600mm e altura de 3.730mm. Rodrigo Pikussa, diretor Negócio Ônibus da Marcopolo, explicou que o Attivi Express está sendo desenvolvido em tempo recorde e deverá iniciar os testes de homologação até o final deste ano. “A adoção de veículos com tecnologia limpa será cada vez mais rápida e necessária para uma mobilidade urbana sustentável e que promova a preservação ambiental. A Marcopolo está já há alguns anos envolvida em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis, o que reforça a nossa expertise também neste segmento”, disse.

A Marcopolo ainda enfatizou que o modelo terá, de maneira inédita para o sistema de transporte urbano brasileiro, as soluções de biossegurança de sua plataforma BioSafe, contando com poltronas, balaústres e pega-mãos com aditivos antimicrobianos para garantir a desinfecção dos locais de contato das mãos e reduzir os riscos de contaminação por vírus e bactérias.

A Linha Verde é uma iniciativa inédita de desenvolvimento urbano da cidade de São José dos Campos, com um corredor sustentável de 20 quilômetros de extensão para interligar as regiões sul, central e leste do município, tendo, ao todo, 12 ônibus com previsão de entrega a partir de março de 2021.

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