Impulso ao ônibus elétrico na AL

Liderado pela rede C40 Cities e o Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), com financiamento da P4G, o projeto ZEBRA informou que novos modelos de negócio e mecanismos financeiros estão sendo desenvolvidos

Como forma de incentivar a operação em maior escala do ônibus elétrico a baterias no cenário urbano da América Latina, com foco em cidades brasileiras, chilenas, colombianas e mexicanas, a Aliança ZEBRA apresentou recentemente uma coalizão que reúne 17 novos investidores e fabricantes de ônibus que assumem, a partir de agora, o compromisso de trazer novos produtos e financiamento para aumentar a frota deste tipo veículo. Os desafios são bem significativos, principalmente no mercado brasileiro, em que os sistemas de ônibus sofrem com a falta de uma política dedicada quanto a recursos que visam os investimentos em frotas modernas e livres de emissões poluentes, em infraestrutura específica à operação, na adoção de tarifas compatíveis e na rentabilidade operacional.

A aliança internacional está trabalhando de forma conjunta para conquistar US$ 1 bilhão (R$ 5,3 bilhões) em investimentos de modo a viabilizar a inclusão de mais de 3.000 ônibus elétricos nas cidades latino-americanas. Para isso, terá o apoio de investidores e instituições financeiras, como AMP Capital, ARC Global Fund, Ashmore Management Company, BNDES, EDP Brasil, Enel X, John Laing e NEoT. Já os fabricantes BYD, Foton, Higer, Sunwin e Yutong, todos chineses, e a brasileira Eletra, compõem a lista de fornecedores da tecnologia.

Liderado pela rede C40 Cities e o Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), com financiamento da P4G, o projeto ZEBRA informou que novos modelos de negócio e mecanismos financeiros estão sendo desenvolvidos e aplicados para tornar a implantação dos ônibus elétricos em grande escala possíveis, como a separação entre propriedade e operação dos ônibus, observada em Santiago; o financiamento concessional em Medellín; ou a separação entre a posse do chassis do ônibus e a posse da bateria, vista em São Paulo. Operadoras e municípios interessados em incorporar a eletromobilidade em seus serviços de ônibus urbanos terão que apresentar propostas que serão avaliadas para alcançar o financiamento. “Os compromissos anunciados irão ajudar a atender à demanda das autoridades e operadores de ônibus, superando duas das principais barreiras para a implantação de ônibus com zero emissões: a oferta limitada de veículos e a falta de investimentos. A Aliança ZEBRA irá garantir que a região tenha cidades mais limpas e saudáveis, gerando novos empregos sustentáveis e que seja acelerada a adoção de soluções equilibradas para a crise climática”, ressaltou Thomas Maltese, porta-voz do C40.

Imagem – C40

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