Hidrogênio ganha espaço na Europa

Na Alemanha, a fabricante polonesa Solaris Bus & Coach venceu a licitação feita pela operadora Regionalverkehr Köln GmbH (RVK), da cidade de Colônia, para o fornecimento de 15 unidades de seu modelo Solaris Urbino 12 de última geração equipados com células a combustível

Por meio da montadora irlandesa de ônibus, Wrightbus, a fabricante de células a combustível Ballard recebeu um pedido para o fornecimento de 50 módulos de sua tecnologia de tração para equipar os ônibus elétricos com células a combustível, ou FCEBs, planejados para implantação em várias cidades do Reino Unido. Os veículos serão parcialmente financiados pelo programa JIVE (Joint Initiative for Hydrogen Vehicles Across Europe).

Rob Campbell, chefe da Ballard, disse que as ordens anunciadas hoje pela Wrightbus para novos 50 módulos de células a combustível, em combinação com os 50 módulos observados em junho de 2020, sustentam a parceria de longa data entre as empresas. “O mercado de ônibus elétricos com células a combustível está ganhando força e espera-se que continue em uma trajetória de crescimento na Europa e no mundo. A Ballard pretende continuar liderando com os seus produtos comprovados e confiáveis que oferecem um custo total superior de propriedade para os operadores da frota de ônibus, juntamente com os benefícios que proporcionam flexibilidade de rota, reabastecimento rápido e emissão zero de poluentes”, destacou o executivo.

Na Alemanha, a fabricante polonesa Solaris Bus & Coach venceu a licitação feita pela operadora Regionalverkehr Köln GmbH (RVK), da cidade de Colônia, para o fornecimento de 15 unidades de seu modelo Solaris Urbino 12 de última geração equipados com células a combustível. Os ônibus serão entregues até o final deste ano. Eles irão utilizar o conjunto de células a combustível com 70 kW, que lhe permitirá uma autonomia de 350 km em uma única recarga, o que é de particular importância para a rede da RVK. Além disso, serão equipados com a bateria de tração Solaris High Power com alta demanda energética para os motores elétricos integrados ao eixo traseiro.

Hidrogênio ganha espaço na Europa

De acordo com a Ballard, hoje, existem mais de 1.200 ônibus elétricos movidos por células a combustível produzidos por ela em vários países, sendo que na China são 1.093 unidades, 85 no mercado europeu e outras 50 na América do Norte. A empresa ressalta a durabilidade de sua tecnologia, que alcança recordes com mais de 35.000 horas de serviço. Isso equivale a operar um ônibus por 14 horas/dia, cinco dias por semana e por mais de oito anos sem manutenção significativa na células a combustível.

Imagens – Ballard e Solaris Bus & Coach

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