X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Grupo JCA renova a frota

Por Antonio Ferro dia em Notícias

Grupo JCA renova a frota
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A nova frota conta com o sistema ADAS e é a maior já adquirida por uma empresa. E os veículos já estão em circulação oferecendo maior conforto e segurança aos passageiros

Um lote com 140 novos ônibus foi adquirido recentemente pelo Grupo JCA, um dos mais tradicionais do segmento de transporte rodoviário de passageiros. Os veículos possuem chassis Scania, todos equipados com o sistema de segurança ADAS, uma avançada tecnologia de auxílio ao motorista. Dentre as unidades, 60 são do modelo Double Decker, que possuem poltronas leito cama. "Renovar a frota das empresas com periodicidade faz parte do nosso compromisso de oferecer ao cliente uma experiência cada vez melhor, com conforto e segurança", disse Fernando Guimarães, diretor executivo da unidade de transporte de passageiros do Grupo JCA.

A nova frota com o sistema ADAS é a maior já adquirida por uma empresa. E os veículos já estão em circulação. "O sistema ADAS é o grande diferencial desses veículos, pois ele gerencia através de radares e sensores mudanças de faixas, frenagem e aceleração automática do veículo de acordo com a distância mínima de segurança, mesmo sem o comando do condutor. Podemos dizer que é um grande aliado do motorista para a segurança das viagens", explicou Guimarães.

Grupo JCA renova a frota

Recordando. Segundo a Scania, o sistema ADAS utiliza câmera e um radar, instalados no para-brisa e no para-choque, respectivamente. Ele é dividido em três dispositivos. O AEB (frenagem de emergência avançada) funciona por meio do radar e da câmera e vai medindo a distância e a velocidade relativa de qualquer veículo na pista, para intervir e evitar acidentes. Para isso, utiliza os freios de serviço auxiliares e também as trocas de marchas por meio da caixa automatizada Scania Opticruise, e diminui, assim, efetivamente o risco de colisões frontais.

O segundo componente é o LDW (aviso de saída de faixa) que monitora as faixas de rolagem da pista e avisa o motorista quando o ônibus sai de forma involutária e invade o espaço ao lado. O terceiro e último item que compõe o ADAS é o ACC (controle de cruzeiro adaptativo). Ele auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente por meio do radar localizado no para-choque dianteiro.

Grupo JCA renova a frota

Outros detalhes informados pela direção do Grupo são: os chassis K440 8x2 receberam carroçarias Marcopolo New G7 1800 DD, com 15 metros de comprimento, e os chassis K360 4x2, o modelo Paradiso 1200 de 14 metros, com diversos itens exclusivos propostos pela própria empresa, dentre eles alguns itens mecânicos que visam uma maior durabilidade dos componentes, com menor desgaste e otimização do consumo de combustível. Houve também evolução em alguns itens da carroçaria, eliminando alguns componentes que dificultavam a manutenção e o substituindo-os por componentes mais simples, como o revestimento do porta pacotes no mesmo material do piso; a remoção do carpete que era causador de mau cheiro no veículos devido a quantidade acumulada de bactérias que ali se agregavam e uma grande novidade no WC, onde os vasos sanitários tiveram a guilhotina substituída por um sistema de descarga à vácuo, igual aos utilizados na aviação. Além disso, os veículos contam com tomadas USB duplas em todas as poltronas, tomadas 110V localizadas em dois pontos da carroçaria, DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), geladeira, conexão de internet via WI-FI e poltrona mais ergonômica para o motorista.

Na configuração das poltronas, os modelos com dois pavimentos são equipados com 54 poltronas, sendo oito delas localizadas no piso inferior, na categoria leito cama e com reclinação de 180°, e 46 poltronas semi leito, com reclinação de 150°, no piso superior. Já os veículos 4x2 são equipados com 46 poltronas no padrão executivo, com reclinação de 135°.

Imagens - Divulgação

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Grupo JCA renova a frota

Já temos 1 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Paulp Vidal

Paulp Vidal

Parabéns
★★★★★DIA 10.10.19 13h49RESPONDER
Antonio Ferro
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/