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Fretamento impulsionado pelo gás

Por Antonio Ferro dia em Notícias

Fretamento impulsionado pelo gás
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Para a Marcopolo, o início de operação do novo ônibus é uma nova oportunidade para o transporte limpo. “Isso é mais uma demonstração do investimento que estamos promovendo no desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis

Referência em serviços de fretamento, a operadora gaúcha Turis Silva coloca para rodar, no segmento, o primeiro ônibus brasileiro equipado com o propulsor a gás natural. O veículo é resultado da parceria entre a Scania, montadora do chassi com o motor Euro VI, e a encarroçadora Marcopolo. O veículo tem destino certo - o fretamento contínuo -, na rota entre as cidades de Porto Alegre e Charqueadas, onde se localiza a unidade de aços especiais da Gerdau. “No ano passado, já havíamos testado o primeiro veículo 100% elétrico para fretamento. Agora, damos mais um importante passo para termos produtos cada vez mais verdes, antecipando o futuro. Estou confiante que a tecnologia irá ter sucesso”, ressaltou Jaime Silva, fundador e proprietário da Turis Silva Transportes.

Em linhas gerais, o ônibus possui carroçaria Paradiso 1050 e chassi K 320 4x2, de 320 cavalos de potência, com 44 poltronas semileito e autonomia de cerca de 300 quilômetros. Ele pode ser abastecido com GNV ou biometano, tendo cilindros de gás instalados entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) ou sobre o teto. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis). Para a Scania, além dos benefícios ambientais, o ônibus ainda proporciona economia no custo operacional.  De acordo com a marca, existe interesse das distribuidoras de gás em fomentar a demanda da utilização do combustível. “A Turis Silva e seu pioneirismo contribuem e muito para que o transporte de passageiros se torne menos poluente. Essa parceria entra para a história e a fase mais importante se aproxima, com o início da operação na Gerdau. A Scania vem liderado a transição para um sistema de transporte mais sustentável no Brasil. O planeta e a sociedade estão clamando por alternativas ao diesel e esta tecnologia é a ideal para a realidade do mercado brasileiro. Agradecemos todo o suporte que a Casa Scania Suvesa tem dado desde o início desta ação transformadora”, observou Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania no Brasil. Outro detalhe do veículo é que seu motor não é convertido do diesel para o gás, tendo garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso.

Cliente da operadora, a Gerdau ressaltou a parceria com a sua cadeia de fornecimento, dentro do conceito de futuro mais sustentável. “Com isso, queremos contribuir com o desenvolvimento da mobilidade urbana a partir da adoção de produtos e soluções inovadoras. Nestes 120 anos de história da Gerdau, sempre consideramos a sustentabilidade um dos eixos centrais do nosso modelo de negócios”, disse Vinicius Moura, gerente-geral de suprimentos da empresa.

Para a Marcopolo, o início de operação do novo ônibus é uma nova oportunidade para o transporte limpo. “Isso é mais uma demonstração do investimento que estamos promovendo no desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis para a preservação ambiental e redução de emissões de gases de efeito estufa, e de soluções que atendam às necessidades específicas dos clientes”, observou Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI e Marketing da Marcopolo.

O novo ônibus possui os itens Marcopolo BioSafe, plataforma criada pela encarroçadora com foco na biossegurança dos passageiros. Entre essas soluções embarcadas estão o sistema de luzes UV-C para desinfecção do sanitário e sistema de ar-condicionado; cortinas com material antimicrobiano e dispenser de álcool em gel na entrada do veículo, junto a escada de acesso.

Imagem - Marcopolo

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