Fretamento, expectativa para um 2021 melhor

Até o final do mês de abril, mais de 200 unidades destinadas ao transporte de trabalhadores em áreas urbanas e nos setores de mineração e agronegócios, serão entregues para diversos clientes em vários estados

Para a encarroçadora gaúcha Marcopolo, o setor de fretamento é estratégico neste momento. Se o segmento de rodoviários registra queda no volume de vendas por conta da pandemia do novo coronavírus, o setor de fretamento segue aquecido em 2021. Até o final do mês de abril, mais de 200 unidades destinadas ao transporte de trabalhadores em áreas urbanas e nos setores de mineração e agronegócios, serão entregues para diversos clientes em vários estados.

Ainda, pelo crítico período de negócio, o distanciamento social também beneficiou as vendas da marca Volare. Sua produção diária de micro-ônibus cresceu 66% entre o primeiro e o terceiro trimestre de 2020, passando de 12 para 20 carros. Em grande parte, o crescimento foi impulsionado pelo aquecimento do mercado agro nas Regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Em 2021, a perspectiva é de crescimento com a reabertura do turismo, além de escolas e universidades. Recentemente, 30 unidades foram fornecidos para uma indústria de mineração no Amapá. “A necessidade das empresas se adequarem às determinações de distanciamento impostas pela pandemia gerou a demanda por mais veículos disponíveis. O que representou uma parte importante dos resultados da Marcopolo em 2020, sobretudo nos setores agro e mineração. As duas indústrias seguiram aquecidas mesmo durante a pandemia e, com as exigências de distanciamento social, as empresas aumentaram as suas frotas para transportar os funcionários para manter esse distanciamento dentro dos ônibus”, ressaltou Leandro Sodré, gerente nacional de Vendas da Marcopolo.

Para Jaime Silva, presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (ANTTUR), as operações de fretamento eventual, aquelas de eventos ou atividades turísticas, foram fortemente afetadas pela pandemia no ano passado. “Em contrapartida, o fretamento contínuo, como os serviços de transporte de funcionários, saiu fortalecido. Em 2021, já houve recuperação nesses primeiros dois meses e a expectativa para o ano é de retomada”, afirmou.

Imagem – Divulgação

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