Faturamento recorde em 2018

O resultado da Marcopolo em 2018 é reflexo da elevação das vendas no mercado interno, 76,4% maior do que em 2017, aumento de 36,1% nas exportações e também dos negócios no exterior

Marcopolo S.A. teve um crescimento de 45,9% em relação a 2017, quando registrou receita de R$ 2,876 bilhões. Em 2018, sua receita líquida consolidada foi de R$ 4,197 bilhões. O resultado, de acordo com a empresa, é reflexo da elevação das vendas no mercado interno, 76,4% maior do que em 2017, aumento de 36,1% nas exportações, que somaram R$ 1,360 bilhão, e também dos negócios no exterior que subiram 16,6% (R$ 921 milhões), em relação ao período anterior. 

Francisco Gomes Neto, CEO da Marcopolo, disse que as conquistas de 2018 são frutos do trabalho que a empresa vem realizando nos últimos anos com foco na eficiência, competitividade, produtividade, segurança e qualidade. “Para vencermos a crise que atingiu o setor desde 2013, investimos muito para tornar o nosso negócio o mais eficiente possível e, ao mesmo tempo, nos aproximamos ainda mais dos clientes e do mercado, sem descuidar da qualidade e segurança nas linhas de produção”, enfatiza o executivo. A produção global consolidada da Marcopolo teve uma alta expressiva, alcançando 48,3% – 16.103 unidades, em 2018, contra 10.860 unidades no ano anterior. Nas cinco fábricas brasileiras foram produzidas 13.958 unidades contra 8.633, em 2017. Com o amadurecimento de projetos voltados à adoção da metodologia LEAN e o aproveitamento da alavancagem operacional, a companhia encerrou o ano com uma margem EBITDA de 8,6%, melhor desempenho desde 2014, e alcançou lucro líquido de R$ 190,9 milhões, com expressiva alta de 132,5% em relação a 2017.

A encarroçadora ainda ressaltou que, no ano passado, enquanto o mercado brasileiro de ônibus cresceu 40,1%, ela ampliou sua produção em 61,7% (13.958 unidades, contra 8.633). As vendas para o mercado doméstico geraram receitas de R$ 1,916 bilhão ou 45,6% da receita líquida total, e as exportações, somadas aos negócios no exterior, atingiram a receita de R$ 2,281 bilhões, ou 54,4% do total. O destaque ficou por conta do crescimento em todos os segmentos, de urbanos, de micros e rodoviários. Em urbanos, o aumento foi de 109,2% com 3.583 unidades em 2018, contra 1.713 unidades fabricadas, em 2017, e a participação de mercado saltando para 49,1%, significativo aumento de 18,7 pontos percentuais em relação ao ano anterior (30,4%). Em micros, pulou de 891 unidades, em 2017, para 1.971 unidades, em 2018 (alta de 121,2%) e a demanda foi puxada pelas licitações, tanto de escolares como para projetos especiais, por compras de Estados e Municípios. O segmento de rodoviários também cresceu e passou de 1.558 para 2.566 unidades (aumento de 64,7%). Já a unidade de negócios Volare também cresceu 51,8%, tanto no segmento de varejo como de licitações. Foram produzidas 2.676 unidades, contra 1.781, no ano anterior. Um destaque foi o volume recorde exportado de 522 unidades, contra 362, de 2017.

Em relação ao mercado externo, os projetos de exportação para países do continente africano colaboraram para a elevação do volume total exportado (3.938 unidades contra 3.271, em 2017), atingindo crescimento de 20,4%. Nas unidades externas, foram produzidas 2.145 unidades, com destaque para a Austrália, que cresceu 34,5% (542 unidades, em 2018, contra 403 no ano anterior).

Imagem – Revista AutoBus

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