Fabricante polonesa se destaca na eletromobilidade

O transporte urbano realizado pelo ônibus passa por uma profunda transformação que visa o ambiente mais limpo com o uso da tecnologia da tração elétrica

A cidade italiana de Milão quer eliminar gradualmente seus ônibus urbanos a diesel até 2030. Para isso, lançou um plano de renovação da frota com o uso de tecnologias limpas de tração. E a eletromobilidade é o caminho escolhido. A operadora local ATM Milano escolheu a fabricante polonesa de ônibus Solaris Bus & Coach para o fornecimento de 250 veículos. As 40 primeiras unidades deverão começar a operar em meados do ano que vem.

Trata-se de um dos maiores contratos da Solaris no quesito ônibus elétricos para o mercado europeu. O modelo escolhido é o Urbino 12, veículo que já comprovou sua eficiência pelas ruas de dezenas de cidades da Europa, informou a fabricante. Com 12 metros de comprimento, o Urbino terá baterias de alta densidade, com mais de 240 kWh (carregadas por pantógrafos ou estações nas garagens), e dois motores elétricos instalados nas rodas traseiras (220 kW de potência).

Fabricante polonesa se destaca na eletromobilidade

No tocante a trólebus, outro importante negócio também foi fechado para o mercado italiano. Os operadores SETA Modena e TEP Parma, prestadores do transporte coletivo na região de Emilia-Romagna, encomendaram 18 unidades do Trollino 12. Os veículos virão com um sistema auxiliar de tração, o que permitirá que eles operem em áreas sem a presença da rede externa de eletricidade.

A Solaris produz trólebus desde o ano de 2001 e já forneceu mais 1.500 unidades para mais de 16 países, incluindo 160 veículos para a Itália.

Imagens – Solaris Bus & Coach

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