Experiência com gás natural

A Scania oferece uma solução de transporte completa, incluindo não só os ônibus, mas também o projeto de financiamento e também de provedor de serviços, com contratos de manutenção preventiva

A Scania é sinônimo de mobilidade urbana no BRT Transcaribe, em Cartagena, Colômbia. A montadora desempenhou um papel ativo no desenvolvimento do projeto e no planejamento, comprovando a viabilidade tecnológica e financeira.

Por trás da tecnologia que reduz os efeitos negativos da poluição, a marca comprova sua participação no segmento de transporte urbano com tração alternativa conquistando novos mercados na América Latina. “O projeto do Transcaribe gerou mais benefícios quando implementados em um sistema de BRT em relação a melhoria da mobilidade urbana. A redução dos tempos de viagem e a incorporação dessa frota com ar-condicionado trouxe um serviço de transporte de qualidade em Cartagena, claramente perceptível para os cidadãos e também para os turistas, já que a cidade, na costa do Caribe, é uma das mais visitadas da Colômbia”, observou André Rodrigues de Oliveira, gerente de vendas e marketing de ônibus da Scania América Latina.    

Experiência com gás natural

Revista AutoBus – O Transcaribe é reconhecido como uma referência no transporte público feito pelo ônibus movido a gás natural. Desde quando o sistema está em operação? Como é sua estrutura?

André Rodrigues de Oliveira – O sistema Transcaribe iniciou a operação em dezembro de 2015 com a entrada dos primeiros ônibus articulados K 320IA6X2/2 da Scania. É composto por três operadores, sendo dois deles privados e outro público, Cada um desses operadores são responsáveis pela programação e operação dos ônibus, além da manutenção e reparo para que a frota possa operar com segurança e confiabilidade.

São 15 km de vias exclusivas, com 17 estações e um terminal principal. Cerca de 150.000 passageiros são transportados diariamente no sistema. Os serviços operados pelos ônibus Scania são os troncais (articulados) e pré-troncais (Padron).

AutoBus – Quais os benefícios alcançados até este momento com o uso do gás natural?

André – Este projeto, usando o gás natural, tem gerado muitos benefícios para a cidade de Cartagena. Como o sistema, no momento, tem a maior frota de ônibus Euro VI a gás da América Latina, com 216 veículos, é evidente que há a melhoria na qualidade do ar, considerando as principais emissões que afetam o meio ambiente no nível local, material particulado e NOx. É possível alcançar reduções superiores a 95%.

Também há redução nas emissões globais de CO², próxima a 30%. Além disso, há evidências de redução na poluição sonora, uma vez que esses ônibus emitem pelo menos 10 decibéis menos que os ônibus à diesel que operavam anteriormente, que, em muitos casos, não tinham o nível de ruído dentro dos índices regulados por serem muito antigos.

Outro detalhe é que o projeto gerou mais benefícios quando implementados em um sistema de BRT em relação a melhoria da mobilidade urbana. A redução dos tempos de viagem e a incorporação dessa frota com ar-condicionado trouxe um serviço de transporte de qualidade em Cartagena, claramente perceptível para os cidadãos e também para os turistas, já que a cidade, na costa do Caribe, é uma das mais visitadas da Colômbia.

Por último, mas não menos importante, o uso do GNV (gás natural veicular) como combustível gera uma eficiência econômica para o sistema e para os operadores, com uma economia de cerca de 25% por quilômetro no custo do combustível.

Experiência com gás natural

AutoBus – Qual a participação da Scania nesse projeto? E qual a importância para a marca participar de um contexto ambiental voltado ao transporte coletivo?

André – A Scania desempenhou um papel ativo no desenvolvimento do projeto Transcaribe. Inicialmente no planejamento, comprovando a viabilidade tecnológica e financeira de operar um sistema BRT totalmente abastecido por GNV, e também na atuação junto à comunidade, a fim de informar os habitantes da cidade dos grandes benefícios que este sistema geraria.

Na implantação do sistema, a Scania ofereceu uma solução de transporte completa, incluindo não só os ônibus Padron e Articulados, mas também o projeto de financiamento e também de provedor de serviços, com contratos de manutenção preventiva de todas unidades, operando nas oficinas do cliente.

Também, toda a frota do sistema possui os serviços conectados da Scania FMS, tecnologia possível de promover o monitoramento e o gerenciamento das unidades e da operação dos condutores.

AutoBus – Recentemente, novos ônibus da marca foram adquiridos? Caso sim, por favor, dê mais detalhes.

André – Especificamente no Transcaribe não houve aquisições posteriores de veículos adicionais. Porém, graças ao sucesso na implementação dessa tecnologia, a Scania fechou em 2018 o negócio mais movimentado de sua história em nível global, com um volume de 741 ônibus articulados e biarticulados para o maior sistema de BRT do mundo, o Transmilenio (sistema que transporta 2,5 milhões de passageiros por dia). O fato de que esta frota é 100% com veículos a gás natural Euro VI, demonstra o compromisso da Scania como uma empresa que está liderando a mudança para um sistema de transporte sustentável.

Imagens – Scania

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