Estudos avançados

O CTR será ampliado até meados do ano que vem. Ele terá uma nova área asfaltada de 53 mil m2, tornando-se o primeiro da América Latina a contar com uma Área de Dinâmica Veicular (VDA, na sigla em inglês)

A encarroçadora gaúcha Marcopolo e as Empresas Randon anunciaram recentemente que ampliaram o acordo para desenvolvimento conjunto no Centro Tecnológico Randon. O local tem uma área de sigilo que é dedicada a estudos avançados de engenharia para os ônibus da empresa de Caxias do Sul. Segundo nota divulgada pela Marcopolo, a área, com total confidencialidade e acesso restrito, conta com a estrutura tecnológica necessária para atender aos seus profissionais envolvidos no processo de validação dos projetos.

O CTR será ampliado até meados do ano que vem. Ele terá uma nova área asfaltada de 53 mil m2, tornando-se o primeiro da América Latina a contar com uma Área de Dinâmica Veicular (VDA, na sigla em inglês). Tal avanço permitirá avaliações dinâmicas em veículos comerciais para desenvolvimento e homologação de sistemas de controle de estabilidade – uma demanda legal que passará a ser exigida para toda a frota brasileira a partir de 2022. A ampliação contará, também, com uma pista especial para testes de sistemas auxiliares de frenagem, o ABS. A pista terá 300 metros de comprimento e seis metros de largura, com áreas de escape para execução segura de manobras. Assim, o complexo se torna uma opção diferenciada para o mercado, com dimensões e capacidades de carga adequadas às Combinações de Veículos de Carga (CVCs) existentes no Brasil. “Entre outros resultados, foram realizadas ações internacionais para mapeamento de parâmetros em diferentes rotas, bem como foram realizados estudos de correlações físico-virtuais para classificação de severidade para danos estruturais oriundos do tráfego nestas diferentes vias, e desenvolvimento de testes em componentes. O espaço, que será dedicado a estudos, inovações e desenvolvimentos avançados de engenharia, também proporcionará visitas de clientes, reiterando o nosso compromisso com a qualidade e confiabilidade dos produtos que fabricamos, explicou o diretor de Engenharia da Marcopolo, Luciano Resner.

Foto: Executivos das empresas envolvidas com o novo espaço de testes e avaliações

Imagem – Gelson Melo da Costa

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *