Estrasburgo com um inovador ônibus

A Alstom recebeu da cidade francesa de Estrasburgo o primeiro pedido para seu ônibus 100% elétrico, o Aptis

A Estrasburgo CTS (Communauté des Transports Strasbourgeois), operadora do transporte público da cidade francesa do mesmo nome, fechou um pedido com a Alstom para a aquisição de 12 Aptis, um inovador modelo de ônibus elétrico (100% a baterias), com 12 metros de comprimento e equipado com três portas. Serão os primeiros ônibus elétricos a reforçar a frota de veículos da CTS. Graças a seu design inovador, o Aptis oferece uma experiência única aos passageiros. Seu sistema de auxílio à parada para alinhamento com a calçada, seu piso baixo e plano e as portas duplas permitem fácil circulação interna e embarque e desembarque facilitados para pessoas com mobilidade reduzida e carrinhos de bebê. Ele ainda é equipado com grandes janelas panorâmicas ao longo de todo o seu comprimento, oferecendo 25% mais superfície de área envidraçada do que um ônibus padrão, tendo também uma área de assentos traseira com vista panorâmica. 

De acordo com a Alstom, os veículos terão recargas elétricas noturnas, na garagem. Entretanto, o modelo pode ser disponibilizado para carregamento no final de cada linha usando soluções de carregamento terrestre (SRS) ou carregamento por meio de pantógrafo inverso. A fabricante ressalta outras qualidades de seu modelo, como o projeto que foi idealizado para garantir um custo total otimizado. Isso é possível graças à manutenção e aos custos operacionais reduzidos e uma vida útil mais longa do que a de um ônibus padrão e à maior capacidade de passageiros. Para as autoridades locais, portanto, o objetivo é ter um custo total equivalente ao dos ônibus diesel padrão atuais. “Estamos muito orgulhosos por termos recebido este primeiro pedido do Aptis, nossa solução de mobilidade 100% elétrica. O Aptis foi desenvolvido pelas equipes da Alstom na unidade de Hangenbieten, na Alsácia. Estamos muito satisfeitos com a confiança demonstrada em nós pela CTS”, afirmou Jean-Baptiste Eyméoud, Presidente da Alstom na França. 

Desde que foi apresentado em março de 2017, foram mais de 40.000 quilômetros percorridos em condições reais de operação por quatro veículos pelas ruas das cidades francesa de Paris, Lyon, Estrasburgo, Marselha, La Rochelle, Nantes, Le Mans, Orléans, Versailles, Lourdes, Toulon, Tarbes, Grenoble e Montpellier. Além disso, outros países da Europa – Bélgica, Alemanha, Holanda e Espanha -, já conheceram o modelo. As referidas avaliações permitiram testar as características do Aptis, como sua performance de inserção (manobrabilidade), sua autonomia e seu sistema de direção assistida.

Imagem – Divulgação/Alstom

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *