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Energia renovável na produção de ônibus

Por Antonio Ferro dia em Notícias

Energia renovável na produção de ônibus
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Todo o consumo da fábrica vem de fontes como geração hidroelétrica e biocombustíveis. A eletricidade vem de geração hidroelétrica, o aquecimento usa biocombustíveis e nas empilhadeiras usam eletricidade ou HVO, que é um combustível renovável

Um dos ideais da montadora sueca Volvo é contribuir com a redução do impacto negativo causado pela poluição vinda de diversas fontes. Seu mais recente exemplo nesse sentido é o uso da energia renovável em sua fábrica de ônibus localizada na cidade de Borås. Todo o consumo da unidade vem de fontes como geração hidroelétrica e biocombustíveis. A eletricidade vem de geração hidroelétrica, o aquecimento usa biocombustíveis e nas empilhadeiras usam eletricidade ou HVO, que é um combustível renovável. A empresa ainda ressaltou que, nos últimos anos, o consumo energético geral da planta foi reduzido em 15 %. "Substituímos as tradicionais lâmpadas fluorescentes por LED. Além disso, a iluminação da área de manufatura passou a ser regulada automaticamente para permanecer ativa somente durante a produção efetiva. Também nos asseguramos que nenhum equipamento permaneça ligado quando não houver necessidade", afirmou Joakim Wretman, gerente de produção da planta da Volvo Buses em Borås.

Outro destaque é o projeto Autofreight que visa reduzir o transporte entre o terminal logístico de Viared e o Porto de Gotemburgo, sendo reconhecido como uma solução que ajuda a reduzir as emissões de CO2 em cerca de 30 %. Reduzir o impacto climático da produção é um dos compromissos ambientais da Volvo. "Trabalhamos com a perspectiva de ciclo de vida de nossos produtos e nos esforçamos incessantemente para a redução do impacto ambiental em todos seus estágios, da produção à operação diária, reuso e reciclagem. Um bom exemplo é nosso projeto para reutilização das baterias de nossos ônibus elétricos vendidos na Europa, que podem ter uma segunda vida no armazenamento de energia doméstica" disse Andreas Carlén, diretor de eficiência energética e meio ambiente da Volvo Buses.

A referida unidade industrial da marca sueca produz chassis para o mercado europeu e outras regiões, tendo capacidade para 10.000 veículos ao ano, empregando 300 colaboradores.

Imagem - Volvo Buses

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