Em ritmo de expansão

Mercado europeu de ônibus elétrico não para de crescer. O motivo é a transição para o transporte limpo incluído no compromisso ambiental das cidades

A Europa Ocidental, mais a Polônia, mostraram resultados bem acima do esperado em 2019 quanto a renovação da frota de ônibus urbanos com os modelos livres das emissões poluentes. O mercado previa a venda de 1.000 unidades, porém, o ano terminou com 1.687 (12%) unidades com tração elétrica (baterias), de um total de 14.392 veículos, inclusos as versões a diesel, gás natural e híbridas.

As informações são do portal europeu Sustainable Bus. De acordo com o canal, de uma forma geral quanto a participação dos ônibus com trações alternativas registrados na Europa (veículos 100% a bateria, híbridos, movidos a gás natural e célula a combustível) houve um crescimento em todas as categorias. Os ônibus híbridos aumentaram 70% suas vendas entre 2018 e 2019 (o número também leva em consideração os híbridos leves), enquanto que os veículos a GNV cresceram 20%.

Quanto a participação das montadoras de ônibus, a marca holandesa VDL Bus & Coach liderou o mercado de tração elétrica no ano passado com 386 unidades, seguida da fabricante chinesa BYD com 315 ônibus, da polonesa Solaris e seus 145 registros e da Volvo com 135 unidades.

Em uma visão de futuro, o mesmo portal revelou que em 2025 40% dos novos ônibus urbanos europeus serão movidos a eletricidade (a baterias). No curto e no médio prazo, a maioria dos ônibus com emissão zero de poluição usará baterias devido ao alto custo de fabricação das células a combustível e a implantação de sua infraestrutura necessária para o reabastecimento de hidrogênio, segundo reportou o Interact Analysis, instituto internacional de pesquisa de mercado para o setor de automação.


Na Alemanha, uma conferência sobre o tema

Texto compartilhado do site Urban Transport Magazine

Em ritmo de expansão

Os ônibus urbanos elétricos estão sendo introduzidos em todo o mundo. De acordo com a associação de transportes públicos da Alemanha (VDV), existem cerca de 400 unidades em operação na Alemanha e outros 750 encomendadas. Para discutir o progresso, os desafios e o desenvolvimento futuro do setor, a VDV organizou a conferência sobre o tema em Berlim pela 11ª vez, entre os dias 4 a 5 de fevereiro deste ano. Cerca de 70 fabricantes e fornecedores alemães e internacionais apresentaram os últimos desenvolvimentos em termos de ônibus, tecnologias e soluções técnicas livres de emissões poluentes. Durante o evento de dois dias, cerca de 700 visitantes compareceram à conferência, conhecendo as novas gerações de e-bus. A conferência VDV Electric Bus foi organizada pela VDV, juntamente com o Fórum de Transporte e Logística, DEVK Insurance e a Organização Nacional de Hidrogênio e Tecnologia de Células de Combustível (NOW). Este último é o parceiro coordenador do Ministério dos Transportes da Alemanha para projetos de financiamento de células de combustível e mobilidade elétrica.

Ao todo, 16 ônibus com emissão zero de poluentes foram expostos durante o evento. Vamos destacar alguns modelos. Acompanhe abaixo.

Daimler

A Daimler Buses expôs o modelo elétrico eCitaro de 12 metros,  que já está em operação em várias cidades da Alemanha e de outros países. Sua versão com 18 metros será apresentada ainda este ano. O eCitaro ostenta o cobiçado símbolo ecológico “Blue Angel”. Isso serve para certificar o veículo com o reconhecimento da sustentabilidade para o transporte público livre de emissões. O Blue Angel é um rótulo ambiental concedido na Alemanha, desde 1978, para produtos e serviços particularmente ecológicos.

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MAN

A MAN Truck & Bus exibiu dois veículos para o transporte público urbano. Além do modelo de ônibus urbano Lion`s City totalmente elétrico, os visitantes puderam ver a van MAN eTGE para serviços comerciais. Em meados de dezembro, a montadora alemã entregou os dois primeiros ônibus elétricos à Hamburger Hochbahn AG e à Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein GmbH para a cidade de Hamburgo. O modelo exposto em Berlin pode acomodar até 88 passageiros e sua tração tem a potência de 160 kW, podendo chegar a 240 kW. A energia provém das baterias com capacidade instalada de 480 kWh.

A montadora destaca seu roteiro da eletromobilidade em 2020, com uma frota de demonstração eBus composta por 15 veículos de teste a ser usada por clientes em cinco países europeus – Alemanha, França, Luxemburgo, Antuérpia e Barcelona.

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Solaris

A fabricante polonesa, pertencente à marca espanhola CAF, é uma das líderes no mercado europeu de ônibus elétricos. Somente em 2019, ela recebeu encomendas de mais de 500 unidades para várias cidades, como Berlim (BVG), Milão (ATM) e Varsóvia (MZA). Seu principal veículo comercializado é o modelo Urbino Electric de 12 metros de comprimento. Pouco antes da conferência em Berlim, a Solaris anunciou que lançará o Urbino LE Electric (baterias) com 15 metros de comprimento até o final deste ano. O mercado alvo será o mercado escandinavo. A fabricante também oferece outros sistemas alternativos de propulsão, como células a combustível e GNV (gás natural).

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Van Hool

A Van Hool apresentou o seu mais recente ônibus A330 FC (elétrico) com a tecnologia das células a combustível, entregue para as cidades de Wuppertal e Colônia em 2019. A marca também ressaltou sua participação no BHNS da cidade francesa de Pau, França, que iniciou suas operações em dezembro de 2019. Os 10 ônibus movidos a hidrogênio em Wuppertal possuem células a combustível da Ballard, alimentadas por eletrólise de hidrogênio no depósito. Os veículo têm comprimento de 12 metros.

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Irizar e-Mobility

Passo a passo, a Irizar está conquistando o mercado europeu de ônibus elétricos (a baterias). A fabricante, com sede na Espanha, já está presente em vários países, como Alemanha, Luxemburgo, França e Suíça, com seus modelos convencional de 12 metros e articulado com 18 metros de comprimento.

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Imagens – Urban Transport Magazine

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