Em Bogotá, a evolução tecnológica continua

"A incorporação dos ônibus elétricos ao SITP é um marco de inovação para Bogotá e para a Colômbia"

Exemplo de cidade compromissada com a renovação da frota, a transição para o modelo de transporte limpo e a qualidade do meio ambiente, Bogotá deu início a operação dos primeiros 13 ônibus elétricos (100% a baterias), que se-rão operados pela concessionária ETIB S.A.S.. Esses veículos fazem parte do lote de 483 ônibus que entrarão progressivamente no sistema entre dezembro deste ano e o primeiro trimestre de 2021. “A incorporação dos ônibus elétricos ao SITP é um marco de inovação para Bogotá e para a Colômbia. Esta nova frota com emissões zero também representa uma melhoria para os usuários do sistema de transporte público de Bogotá, que oferecerá uma alternativa de transporte sustentável em termos de uso eficiente de energia, qualidade do ar e mudança climática”, disse María Fernanda Ortíz, gerente-geral do sistema TransMilenio.

Em Bogotá, a evolução tecnológica continua

Os ônibus, com carroçarias Marcopolo, da Colômbia, e chassis Yutong, contribuirão para a redução das emissões de poluentes locais, não emitindo material particulado e óxido de nitrogênio. Cerca de 260 quilos de material particulados deixarão de ser emitidos por ano. Outro detalhe é que cada veículo será monitorado em tempo real, por meio da telemetria, o que permitirá o conhecimento de algumas de suas funções, bem como saber do modo de condução.

A empresa local TERPEL é a responsável pelo processo de recarga elétrica dos ônibus, instalando oito equipamentos de 180 kW, mais uma subestação elétrica, além das obras necessárias para o abastecimento dos veículos. O sistema recarga é ultrarrápido, com capacidade para realizar a recarga total em até 2h15 por ônibus.

Imagens gentilmente cedidas por ColombiaBus

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *