X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Eletromobilidade inovadora

Por Antonio Ferro dia em Notícias

Eletromobilidade inovadora
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A capital chilena está se transformando em um laboratório para novas tecnologias de tração para o transporte coletivo. A fabricante francesa Alstom chegou ao país trazendo seu novo ônibus urbano

O Aptis, um ônibus urbano 100% elétrico desenvolvido pela marca francesa Alstom, é a mais recente novidade de provas no sistema santiaguino de transporte coletivo. Ele será testado por três meses na operadora local Redbus, trazendo diferenciais bem marcantes, a começar por sua configuração, com um design ímpar, piso baixo total, ampla área envidraçada, portas largas e eixos direcionais que facilitam a monobrabilidade e permitem o alinhamento muito próximo as guias das ruas.

Eletromobilidade inovadora

De acordo com Glória Hutt, ministra de telecomunicações e transporte do Chile, a chegada do inovador ônibus significa que as empresas estão apostando no transporte coletivo local, com interesse em demonstrar novas tecnologias na cidade que está se transformando em um laboratório mundial de eletromobilidade. Já Denis Girault, diretor geral da Alstom Chile, o veículo representa a oportunidade para que a mobilidade local possa conhecer e desfrutar de um modelo com inovação, que é limpo, eficiente e acessível.

O governo chileno tem o objetivo da sustentabilidade ambiental para Santiago, com vistas na significativa redução da poluição por meio da utilização de tecnologias livres das emissões, melhorando em muito a qualidade de vida da população. E, a medida que vão diminuindo os custos das novas tecnologias, a tendência é que a frota do transporte coletivo tenha um maior volume desse tipo de veículo, como é o caso do Aptis.

Eletromobilidade inovadora

O modelo desenvolvido pela Alstom possui 12 metros de comprimento, motor elétrico de 180 Kw de potência, autonomia de até 250 km, controle de tração refrigerado a ar e capacidade para 103 passageiros. O Aptis já foi demonstrado e testado na França, Alemanha e Espanha. E, em março deste ano, a fabricante recebeu uma encomenda de 12 unidades da cidade francesa de Estrasburgo. “Estamos orgulhosos de trazer ao Chile esta nova solução futurista para a mobilidade sustentável, projetada para atender à crescente demanda global por meios inteligentes, inclusivos, eficientes e limpos de transporte urbano”, disse Denis Girault.

A Red Mobilidade Urbana, nova definição para o sistema Transantiago, realizará uma nova licitação nos próximos meses, com vistas para a renovação da frota de ônibus, com amplas possibilidades para que essas novas tecnologias desembarquem na cidade chilena.

Imagens - Alstom e Ministário dos transportes do Chile

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Eletromobilidade inovadora

Enviando Comentário Fechar :/