X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Eletromobilidade ganha força com os trólebus

Por Antonio Ferro dia em Notícias

Eletromobilidade ganha força com os trólebus
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A tecnologia do trólebus evoluiu com o passar dos anos. Atualmente, é possível ter uma rede conectando várias regiões de uma cidade com a utilização de veículos de última geração

Em parceria com a Climate Protection Alliance Saar, entidade de defesa do clima mundial, a organização europeia Trolleymotion realizou recentemente na cidade alemã de Saarbrücken um evento para ressaltar a importância de uma rede de trólebus no contexto da mobilidade urbana e do transporte coletivo.

De acordo com os organizadores que buscam uma maior mobilização social objetivando modelos limpos de transporte, a eletromobilidade ganha força dia por dia em várias partes do mundo para reduzir as emissões poluentes e os ruídos vindos dos veículos. Na própria Alemanha, por exemplo, o uso desse modal de transporte público teve grande aceitação em mais de 70 cidades até o final da década de 1960, quando as redes foram retiradas e os ônibus a diesel ganharam as ruas. Porém, com a crescente conscientização ambiental, hoje, o país é um exemplo de mobilidade livre do carbono, investindo cada vez mais em veículos elétricos.

A tecnologia do trólebus evoluiu com o passar dos anos. Atualmente, é possível ter uma rede conectando várias regiões de uma cidade com a utilização de veículos de última geração, equipados com sistemas auxiliares de tração que não exigem infraestrutura na totalidade da operação. E os trólebus com baterias representam essa tendência de investimento em tecnologias limpas podendo atender a mais de uma demanda nos serviços, levando-se em consideração os aspectos visuais em áreas históricas e o custo operacional otimizado. É, sem dúvida, uma alternativa e uma solução no campo de mobilidade e seus preceitos de progresso no cenário urbano, contribuindo positivamente com a sustentabilidade ambiental.

Outra questão destacada no evento é que o estado de Saarland, onde está localizada a cidade de Saarbrücken, é o único membro da federação alemã que ainda não testou e não possui ônibus elétricos em suas frotas do transporte público. Ainda, na perspectiva de mercado, há um otimismo quanto a maior presença do modal nas cidades, em um futuro muito próximo. Com certeza, a saúde pública e o meio ambiente agradecerão.

Imagem - Trollleymotion

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Eletromobilidade ganha força com os trólebus

Já temos 2 comentário(s). DEIXE O SEU :)
Jorge Françozo

Jorge Françozo

Realmente, está é uma solução prática para revitalizar os sistemas de trólebus, utilizando a moderna tendência do uso de baterias e livrá-los da rede aérea em 30% a 50% do itinerário, removendo as redes em áreas centrais ou próximo a monumentos, por exemplo. A alternativa ideal para novos corredores BRT elétricos.
★★★★★DIA 31.10.19 19h25RESPONDER
Antonio Ferro
Enviando Comentário Fechar :/
Antonio Ferro

Antonio Ferro

Ótima observação

★★★★★DIA 01.11.19 09h50RESPONDER
N/A
Enviando Comentário Fechar :/
Enviando Comentário Fechar :/