Daimler Buses cria infraestrutura especial para recarga elétrica de seus ônibus

A montadora alemã dá mais um passo rumo a eletromobilidade dos sistemas de transporte coletivo urbano

Com uma estratégia para explorar o mercado de ônibus urbanos elétricos, a Mercedes-Benz, empresa do Grupo Daimler, apresentou recentemente uma infraestrutura flexível para a recarga elétrica de seus veículos em sua planta localizada na cidade alemã de Mannhein, o quartel general da montadora na fabricação de ônibus.

A nova estação combina variadas formas de recarga, com dispositivos diferentes na medida, como o sistema plug-in, trilho ou o pantógrafo. De acordo com a fabricante, a infraestrutura será a responsável por abastecer o modelo eCitaro que sair da linha de produção, antes mesmo da entrega ao cliente, bem como ser um espaço de demonstração da tecnologia com novos processos e protocolos de recarga elétrica para os potenciais clientes.

São quatro células de recarga, duas com o modelo plug-in, com 150 kW de potência e duas no modo rápido – pantógrafo e trilho -, com potência de 300 kW. A potência total da conexão elétrica da estação é de 1,2 megawatts. A infraestrutura está localizada em um ponto chave na fábrica de Mannhein, com um espaço otimizado, evitando que os novos veículos tenham que realizar manobras complexas.

A montadora alemã dá mais um passo rumo a eletromobilidade dos sistemas de transporte coletivo urbano. Atenta ao que o mercado europeu mostra de tendência para o futuro, a marca busca desenvolver novos sistemas, tecnologias e soluções com o menor nível de impacto negativo ao meio ambiente.

Daimler Buses cria infraestrutura especial para recarga elétrica de seus ônibus

A Mercedes-Benz também anunciou recentemente que, depois da comercialização de seu modelo 100% elétrico para operadoras alemãs, agora clientes de outros países optaram por sua tecnologia. Vinte ônibus foram negociados para empresas tradicionais da Suécia, Noruega e Luxemburgo, o que demonstra a confiança do mercado pela tecnologia de propulsão elétrica dos veículos da marca. “O eCitaro tem flexibilidade para operar em várias demandas do transporte coletivo. O que os ônibus têm em comum, entretanto, é a alta qualidade de todos os seus equipamentos, os vidros duplos, as portas deslizantes operadas por eletricidade, os assentos confortáveis Inter Star Eco para operações intermunicipais e as entradas USB para carregar os dispositivos móveis”, comentou Ulrich Bastert, chefe da área de Marketing, Vendas e Serviços ao Cliente da Daimler Buses.

Imagens – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *