Da linha de produção para as ruas

Um amplo programa de testes de campo foi colocado em prática, com a operação do veículo no norte da Suécia, sob temperaturas que chegaram a -30°, e na Espanha, durante o verão, com um calor que ultrapassou os 30°

A fábrica de ônibus da montadora alemã MAN Truck & Bus, localizada na cidade polonesa de Starachowice, é o centro de produção de ônibus urbano da marca para o mercado europeu. De lá, mais de 2.300 ônibus completos e outros 1.400 chassis, saíram das linhas de produção no ano passado. A planta fábrica possui seu próprio centro de treinamento de soldagem, bem como laboratórios de medição e de química, extensivamente equipados com os mais modernos recursos. Depois de ter avançado com a modernização de suas instalações, preparando o local e seus colaboradores, de forma consistente e meticulosa, para a produção de veículos elétricos, a montadora anunciou recentemente a produção em série de seus modelos de ônibus urbanos totalmente elétricos (a baterias). O primeiro veículo a sair da linha de montagem é a versão Lion´s City E, com 12 metros para o cliente Hamburg-Holstein (VHH). Já o modelo Lion’s City E na versão articulada começará a ser produzido seis meses depois. Isso fornecerá à MAN Truck & Bus a base fundamental necessária para fornecer ônibus elétricos que atendam aos níveis de qualidade que seus clientes esperam.

Desde que os dois primeiros veículos foram entregues para uso comercial na cidade alemã de Hamburgo, no final de 2019, a frota de demonstração de eBus vem cruzando as ruas da Europa, sendo avaliada extensivamente nas operações com inúmeros clientes de países como Alemanha, Bélgica, Espanha França e Holanda. “Estou muito satisfeito por fornecer o inovador e multipremiado modelo Lion’s City E, produzido em série. O início de sua produção é um marco importante no roteiro de mobilidade elétrica para a MAN Truck & Bus e para a fábrica em Starachowice. Ao fazer isso, estamos expandindo nosso portfólio de produção e dando mais um passo estratégico para a mobilidade sustentável”, disse Michael Kobriger, Membro do Conselho Executivo de Produção & Logística da MAN Truck & Bus.

De acordo com a fabricante, o modelo Lion’s City E totalmente elétrico será construído de forma flexível, na mesma sequência de produção dos outros modelos da nova geração de ônibus urbanos, em uma única linha de produção. Os engenheiros da marca tiveram o desafio de encontrar maneiras para integrar totalmente a sequência de produção na configuração existente. Afinal, no ônibus elétrico, cerca de 30% a 40% da carroçaria tem uma configuração diferente dos modelos convencionais. Também há a linha da tração elétrica, com as baterias e outros componentes de alta tensão. Como parte do processo de preparação da produção em Starachowice, novos sistemas foram adquiridos e os existentes atualizados, num processo que envolveu um treinamento exclusivo para os quase 3.500 funcionários.

Da linha de produção para as ruas

Um amplo programa de testes de campo foi colocado em prática, com a operação do veículo no norte da Suécia, sob temperaturas que chegaram a -30°, e na Espanha, durante o verão, com um calor que ultrapassou os 30°. “Os resultados dos testes de verão e inverno mostraram que nosso ônibus elétrico atende claramente às metas ambiciosas que estabelecemos para questões importantes, como aquecimento e ar-condicionado. A dinâmica estrutural do ônibus também passou por testes extensivos para garantir que os passageiros tenham sempre uma viagem segura e confortável”, comentou Jörg Junginger, chefe de Testes de Ônibus da MAN.

Ainda, segundo ele, em temperaturas desafiadoras de mais de 35 graus, o modelo completou um turno de 16 horas de operação, com uma autonomia de 284 km. “Esses resultados destacam a confiabilidade do veículo e até mesmo afirmações preliminares de que O Lion´s City E garante de forma confiável um alcance entre 200 km e até 270 km em condições favoráveis ao longo de toda a vida útil das baterias”, ressaltou.

Pensando em sistemas de transporte coletivo livre de emissões poluentes locais, cidades compromissadas com o seu meio ambiente já encomendaram o novo modelo. Os primeiros ônibus totalmente elétricos produzidos em série estão saindo da linha de montagem para clientes da Alemanha – 17 unidades para a empresa de transporte público Hamburg-Holstein (VHH) – e Malmö, na Suécia, onde a operadora Nobina Sverige AB, a maior da Escandinávia, fez um pedido para 22 unidades.

Imagens – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *