Curitiba com novas obras em sua rede de BRT

A administração municipal irá investir R$ 34,8 milhões, com recursos próprios, nas obras para ultrapassagem dos ônibus, requalificação de estações e de pavimentação do corredor de transporte

Pioneira mundial na implantação dos sistemas de BRT (Trânsito Rápido de Ônibus), a capital paranaense dá mais uma passo para expandir sua rede de corredores exclusivos. A prefeitura de Curitiba abriu há poucos dias a licitação para as obras do Ligeirão Sul, desde a Praça do Japão ao Terminal Pinheirinho. A administração municipal irá investir R$ 34,8 milhões, com recursos próprios, nas obras para ultrapassagem dos ônibus, requalificação de estações e de pavimentação do corredor de transporte, que irão concluir a ligação do Ligeirão Norte-Sul do Santa Cândida ao Pinheirinho.

Os dois editais, na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), para três lotes de obras que envolvem a implantação de pavimento em concreto nos pontos de parada, novas calçadas e melhorias em 26 estações-tubo dos dois lados do eixo de transporte, já foram publicados no Diário Oficial do Município no dia 12 de fevereiro, no Diário Oficial da União e no jornal Folha de S. Paulo.

Segundo informou a prefeitura, a decisão pelos investimentos com recursos próprios se deve à dificuldade do governo federal para a liberação de recursos já previstos para a cidade. As obras serão pontuais e não irão paralisar o sistema de transporte que funciona no eixo sul. Durante a realização dos trabalhos nas estações, os ônibus farão desvio pela pista lenta do eixo estrutural, devidamente sinalizada. Em 28 de março de 2018, a Prefeitura colocou em operação a primeira fase do linha direta Norte-Sul, com o Ligeirão Santa Cândida-Praça do Japão. A linha é opção de transporte direto, com parada a cada 500 metros, para 117 mil passageiros por dia.

Ilustração – IPPUCC

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