Contexto ambiental

E o biometano, originado do biogás, tem a oportunidade de abastecer as frotas de veículos automotores por aqui. O volume seria suficiente para suprir 70% da demanda de diesel no País

O biogás é considerado uma alternativa energética limpa. Aqui no Brasil, são mais de 400 plantas de produção em operação, um crescimento de 40% em relação ao ano passado. A Associação Brasileira de Biogás (ABiogás) destaca que 2019 foi de conquistas para o setor, que, além da expansão no número de usinas – com empreendimentos de grande porte em andamento que somam investimentos da ordem de R$ 700 milhões – registrou avanços nas políticas que favorecem o combustível.

E o biometano, originado do biogás, tem a oportunidade de abastecer as frotas de veículos automotores por aqui. Segundo Alessandro Gardemann, presidente da ABiogás, o RenovaBio (Política Nacional de Biocombustíveis), que prevê a comercialização de Certificados de Descarbonização (CBIOs) a partir de janeiro, vai impulsionar a indústria do biogás. “O biometano (biogás para uso combustível) tem a melhor nota por apresentar pegada negativa de carbono, e pode ser creditado como combustível ou no processamento do etanol”, explicou.

A entidade representativa ressalta que o Novo Mercado de Gás, programa lançado pelo Governo Federal no meio do ano, trouxe uma nova perspectiva para as empresas de biogás, que se posicionaram como complementares ao gás natural, com foco na interiorização do energético. Hoje, o biogás corresponde a menos de 1% da matriz energética brasileira, o que, para a associação, demonstra que existe uma margem gigantesca para o crescimento. “O biogás pode ser produzido próximo ao local de consumo, sem grandes investimentos como na construção de gasodutos. Ele é uma fonte firme de energia, despachável, e limpa, que reduz as emissões de CO2 e ainda traz uma solução a passivos ambientais, que se tornam ativos energéticos”, observou Gardemann.

Cálculos da ABiogás, atualizados em dezembro, demonstram que o potencial de produção do biogás, intercambiável com o gás natural, chega a 50,4 bilhões de m³/ano, contabilizando todo o resíduo produzido pela agroindústria e saneamento. O volume seria suficiente para suprir 70% da demanda de diesel no País. O transporte coletivo pode se beneficiar desse aspecto. Para isso, é necessária uma política estratégica que incentive o setor a investir no conceito.

Imagem – CIBiogás

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