X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Conexão urbana pela eletromobilidade

Por Antonio Ferro dia em Conexão Mobilidade

Conexão urbana pela eletromobilidade
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A rede Chronoplus transporta 9,5 milhões de passageiros por ano, com 5,5 milhões de quilômetros percorridos anualmente, contando com 350 colaboradores

As cidades de Bayonne e Biarritz, localizadas no sul da França, contam com um novo sistema de transporte coletivo que interliga as duas por meio de um corredor de ônibus 100% elétrico (baterias). A operadora Keolis, que administra a rede de transporte Chronoplus, iniciou recentemente o serviço de ônibus, do tipo BRT (Trânsito Rápido de Ônibus), oferecendo aos moradores locais uma mobilidade sem poluição e mais rápida.

São 12 quilômetros de vias exclusivas, com 30 estações de passageiros e 10 veículos articulados produzidos pela marca espanhola Irizar, atendendo a uma região com mais de 160 mil habitantes. De acordo com a Keolis, como elemento central de qualquer rede de transporte, a linha BRT oferece às comunidades os benefícios de um modo de transporte que funciona em uma faixa dedicada, bem como em horários estendidos. Ao operar com energia limpa, o BRT também aborda o desafio da transição energética dos modelos de transporte. E o tempo de viagem entre as duas cidades foi reduzido em 30 minutos.

Pensar no aumento da atratividade da região, adaptando-se às mudanças no estilo de vida dos passageiros, proporcionando maior facilidade em suas viagens, com o redesenho e a modernização da oferta de transporte local. Essa foi uma das premissas da operadora, que em parceria com o Sindicato de Mobilidade do País Basco (França), buscou a melhor forma de harmonização entre os deslocamentos urbanos e o desenvolvimento sustentável.

Os ônibus articulados elétricos da Irizar possuem 18 metros de comprimento e capacidade para 150 passageiros, contando ainda com piso baixo, ampla área envidraçada e portas USB nas poltronas. A recarga das baterias podem ser feitas nos terminais (cinco minutos) ou nas garagens, de forma completa à noite, com tempo entre três e quatro horas. As estações estão equipadas com sistemas de informações em tempo real sobre os serviços e máquinas automáticas de vendas de passagens.

A rede Chronoplus transporta 9,5 milhões de passageiros por ano, com 5,5 milhões de quilômetros percorridos anualmente, contando com 350 colaboradores. Seguindo os preceitos de sua estratégia ambiental, a Keolis informou que irá operar um segundo sistema de BRT em 2020, também 100% eletrificado, entre as cidades de Bayonne e Tamos.

Imagem - Keolis

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Conexão urbana pela eletromobilidade

Enviando Comentário Fechar :/