Conexão entre veículos e a operação

No mundo todo, são 400 mil veículos comerciais da Scania conectados, gerando dados usados para melhorias nas operações de transporte dos clientes.

A montadora Scania divulgou recentemente que atingiu a marca de 20 mil veículos conectados no Brasil, desde o lançamento do serviço em janeiro de 2017. Desse total,1.200 são ônibus. No mundo todo, são 400 mil veículos comerciais conectados que geram dados usados para melhorias nas operações de transporte dos clientes. De acordo com ela, seus Serviços Conectados oferecem duas opções de pacotes e fazem a diferença na nova gestão dos clientes do transporte.

Segundo Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil, a conectividade criou uma nova gestão para quem atua no setor de transportes e a sobrevivência no mercado passa por tirar o máximo de proveito da análise qualitativa dos dados da viagem. “Toda esta inteligência de dados nos proporcionam resultados práticos fantásticos. Conseguimos ir bem no detalhe da operação do cliente para economizar combustível e diminuir emissões de poluentes, aumentar a rentabilidade e disponibilidade da frota, além de ajudar a melhorar a condução do motorista e diminuir os acidentes”, explicou o executivo.

A Scania explicou que nos Serviços Conectados os dados são enviados por um módulo denominado Communicator, recurso instalado nos veículos desde maio de 2016. Para aqueles veículos mais antigos (2012) é possível também instalar, mas há um custo envolvido. Já os pacotes (Análise e Desempenho) promovem o conhecimento da operação. O Análise, gratuito por 10 anos, gera relatórios semanais e mensais, enquanto que o Desempenho, de custo muito competitivo, permite um acompanhamento em tempo real do veículo e do motorista, individualmente, e tem o retorno imediato do investimento.

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