Condução autônoma

A montadora sueca ressalta que o ônibus autônomo em demonstração foi projetado para proporcionar um deslocamento seguro e confortável, com aceleração e frenagem sem solavancos

Na onda da eletromobilidade e de projetos de veículos sem motorista, a Volvo Buses adere à inovação com o seu primeiro ônibus urbano equipado com a tecnologia da direção autônoma. A base do modelo é a plataforma que já está disponível na Europa, com tração elétrica. “Com baixo ruído e livre de emissões nosso ônibus elétrico é uma excelente alternativa para um transporte público sustentável. E agora, com diferentes tipos de automação, podemos fazer ainda mais progresso em segurança, conforto e eficiência. Com a tecnologia do Grupo Volvo estamos abrindo novas portas para o futuro”, disse Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses.

De acordo com a Volvo, seu veículo está sendo apresentado dentro do ElectriCity, um projeto de pesquisa conjunto entre centros de pesquisa, indústria e a cidade de Gotemburgo. O objetivo é desenvolver novas soluções para a próxima geração de trânsito urbano sustentável. A nova versão autônoma também será usada em um laboratório sobre comboios urbanos inteligentes, em que vários ônibus seguirão em conjunto de forma sincronizada e segura, aumentando a capacidade de transporte de passageiros. “A Volvo tem sido pioneira em sistemas de transporte com ônibus de alta capacidade, os Bus Rapid Transit (BRT). Agora estamos dando mais um passo, usando a automação para fazer conexão sem fio entre veículos, criando verdadeiros “trens” de ônibus, com alta flexibilidade. Ao associar eletromobilidade e automação, os ônibus são uma alternativa atraente para o futuro das cidades, quando comparados aos sistemas tradicionais sobre trilhos”, explicou Agnevall.

A montadora sueca ressalta que o ônibus autônomo em demonstração foi projetado para proporcionar um deslocamento seguro e confortável, com aceleração e frenagem sem solavancos. Segundo explicações, nos pontos de embarque, consegue parar sempre na mesma posição e distância da plataforma, facilitando o acesso dos passageiros. Sensores monitoram constantemente o entorno do veículo e a informação é usada para orientação em manobras e, no futuro, ajudará a evitar acidentes, ajustando a velocidade ou parando o ônibus ao identificar proximidade com objetos.

Imagem – Volvo Buses

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