Cinco décadas da linha OF

Para a Mercedes-Benz, a cada nova geração do OF houve uma maior valorização do produto em termos de qualidade, eficiência e rentabilidade os seus clientes, além de mais segurança para os passageiros e os motoristas

A Mercedes-Benz, desde o início de sua operação em solo brasileiro (em 1956), tem a expertise em desenvolver chassis para ônibus com motorização dianteira. Do modelo L312, passando pelas versões LP e LPO, a fabricante tem o domínio desse mercado no transporte urbano. A partir de 1971, uma nova nomenclatura passou a ser utilizada pela marca, identificando os chassis com configuração mais simples. Assim, o termo OF acompanha, até hoje, a designação dos tipos mais comercializados no Brasil.

O primeiro modelo foi o OF 1313, dando início a uma trajetória de sucesso de uma linha consagrada no País no transporte coletivo urbano, bem como no rodoviário, fretamento e escolar. Para se ter uma ideia da importância mercadológica dessa versão, já foram emplacadas por aqui cerca de 256.000 unidades nestes 50 anos, o que significa mais de 5.000 unidades por ano. Com um volume superior a 99.000 unidades emplacadas, o chassi OF 1721 é o campeão de vendas do segmento no País. Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, observou que, graças ao seu sucesso junto aos clientes, a linha OF sempre deu grande contribuição para a nossa tradicional e histórica liderança de mercado no segmento de ônibus, que se repete há 64 anos no País. “Nesses 50 anos, muitas empresas nasceram, cresceram e se consolidaram no transporte urbano e rodoviário utilizando esta família de veículos da nossa marca em suas frotas”, comentou.

Cinco décadas da linha OF

Para a Mercedes-Benz, a cada nova geração do OF houve uma maior valorização do produto em termos de qualidade, eficiência e rentabilidade os seus clientes, além de mais segurança para os passageiros e os motoristas. “Nesse período, os chassis da marca evoluíram em Peso Bruto Total e potência do motor, além de receber inovações como a motorização eletrônica com menor consumo e índices mais baixos de emissões, freio ABS, retarder e a exclusiva suspensão pneumática dianteira e traseira para os modelos 1721 e 1724”, disse Walter.

O portfólio da linha OF de chassis da montadora inclui os modelos 1519 (urbano), 1519 R (escolar), 1621 (fretamento), 1721 e 1724 (urbano, rodoviário e fretamento, ambos com versões de suspensão metálica ou pneumática).

Imagens – Divulgação

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