Cidades europeias renovam suas frotas do transporte coletivo com ônibus elétricos

Duas grandes montadoras de ônibus comercializam seus veículos com tração elétrica para importantes cidades da Europa

Buscando proporcionar ambientes livres da poluição, grandes áreas urbanas na Europa investem na eletromobilidade. A cidade sueca de Malmö, por meio do operador de transporte coletivo Nobina, encomendou à Volvo Buses 60 novas unidades do modelo 7900 Electric Articulated, lançado em 2019. Essa nova versão pode transportar até 150 passageiros e é, segundo a montadora, 80% mais eficientes em termos de energia do que os modelos a diesel correspondentes. Suas baterias podem ser carregadas rapidamente em estações OppChargeTM localizadas nas rotas do ônibus ou recarregadas quando os veículos estiverem nas garagens.

Segundo Håkan Agnevall, presidente da Volvo Buses, os ônibus elétricos já são uma solução viável para cidades que desejam um modelo de transporte público com sustentabilidade a longo prazo, criando oportunidades inteiramente novas para o planejamento urbano, promovendo um melhor transporte coletivo em lugares onde as pessoas residam e trabalham. “Aplicamos uma perspectiva do sistema e uma abordagem holística, com foco em alta confiabilidade, eficiência e nível de serviço para passageiros e operadores de ônibus. Temos uma ambição clara de continuar liderando o desenvolvimento de soluções de eletrificação da mobilidade para as cidades que desejam transporte público silencioso e livre de emissões”, observou.

Já na Alemanha, Hamburgo recebeu 16 novos ônibus elétricos produzidos pela Daimler Buses. Os veículos, do modelo eCitaro são para a operadora VHH (Verkehrsbetriebe Hamburg-Holstein GmbH) e chegam à cidade como símbolo do conceito “elexity” (cidade elétrica). Sob esse lema, a VHH combina todos os aspectos da mobilidade sustentável com veículos que operam inteiramente com energia limpa.

Cidades europeias renovam suas frotas do transporte coletivo com ônibus elétricos

Dentre as características do modelo eCitaro é que ele possui um conjunto de doze baterias com capacidade total de 292 kWh, o que garante uma autonomia apropriada a sua operação na cidade. Ele ainda é equipado com avançados sistemas de segurança, como o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), assistente ativo de frenagem (Preventive Brake Assist) e Assistente de Ponto Cego (Sideguard Assist), além de três portas largas que facilitam os embarques e desembarques, salão de passageiros com entradas USB para carregamento de smartphones e piso com revestimento de aparência de madeira.

Uma curiosidade referente aos veículos é que todos eles possuem um nome que começa com a letra “E”, como Emil, Edith e Elton, escolhidos pelos funcionários da operadora. Durante a entrega, os passageiros foram convidados a participar com sugestões de nomes para decidir como os outros veículos iriam se chamar. Em breve, a VHH irá receber mais quatro ônibus eCitaro, bem como 17 ônibus articulados eCitaro G, todos com previsão de entrega até o final do ano. Com isso, a transportadora só irá adquirir ônibus com tração livre de emissões para circular nas áreas centrais da cidade de Hamburgo.

Imagens – Volvo Buses e Daimler Buses

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *