Cidades europeias compram ônibus a gás

Outro detalhe é o uso do biogás para mover a frota da VWG, combustível produzido de resíduos vegetais. Com isso, os ônibus a gás natural, em Oldenburg, estão deixando de emitir cerca de 9.500 toneladas de CO2 por ano

Em um olhar para o futuro, vemos que não só a eletromobilidade está no radar do transporte coletivo europeu. Prova disso, é que a montadora alemã MAN Truck & Bus, com sua expertise na produção de ônibus urbanos com mais modernas tecnologias de tração, informou recentemente que duas cidades, Oldenburg (Alemanha) e Paris (França), encomendaram, respectivamente, 15 e 100 unidades de seus ônibus movidos a gás natural.

A operadora local de transporte público VWG Oldenburg é pioneira em tecnologia a gás natural e está comprometida com a mobilidade sustentável. Desde 2004, quando foi decidido que apenas ônibus movidos a gás natural seriam utilizados no sistema local, a MAN já estava presente no mercado com tipos de veículos adequados. De acordo com a montadora, a recente aquisição envolve o modelo Lion’s City, de 12,2 metros de comprimento, equipado com o propulsor a gás natural E1856 LOH (Euro VI) com 280 cv (206 KW) e caixa de câmbio automática Voith D854.6 SensoTop com retarder. Ele também possui o módulo EfficientHybrid, que utiliza a energia armazenada em ultracapcitores produzida pela frenagem regenerativa, sendo utilizada para alimentar o sistema elétrico do veículo. E, como a eletricidade armazenada também é usada durante a condução, o motor a gás natural precisa gerar menos energia, reduzindo ainda mais o consumo de combustível.

Outro detalhe é o uso do biogás para mover a frota da VWG, combustível produzido de resíduos vegetais. Com isso, os ônibus a gás natural, em Oldenburg, estão deixando de emitir cerca de 9.500 toneladas de CO2 por ano.

Cidades europeias compram ônibus a gás

Para Paris, a entrega de um total de 100 unidades do MAN Lion’s City movidas a gás natural para o transporte público em Paris está a todo vapor. Além do modelo com a tecnologia, a empresa de transporte público parisiense Régie autonome des transports Parisiens (RATP) também usa veículos urbanos com acionamento a diesel e com tração híbrida. “O fato de a empresa de transporte de Paris ter escolhido mais uma vez os veículos MAN com acionamento a gás natural demonstra claramente o quão satisfeita ela está com nossos ônibus a gás natural. Quase um quarto da frota parisiense é composta por ônibus MAN de última geração”, disse Rudi Kuchta, chefe da unidade de negócios de ônibus da MAN Truck & Bus.

O executivo ainda destacou que à medida que as cidades avançam para a mobilidade com emissões poluentes mais baixas em seus centros, o uso de trações limpas e combustíveis alternativos serão extremamente importantes. “É por isso que a tecnologia de gás natural tem sido uma parte importante do portfólio MAN de trações alternativas no setor de ônibus urbanos por muitos anos”, afirmou.

Imagens – Divulgação

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