X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Cidade finlandesa aposta no biometano

Por Antonio Ferro dia em Notícias

Cidade finlandesa aposta no biometano
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

O biometano é produzido do biogás oriundo do processamento de resíduos biológicos de Vaasa e do lodo sanitário de Stormossen. Os ônibus Scania economizam 280 mil litros de diesel

Vaasa, cidade finlandesa, decidiu adotar um conceito longe das emissões poluentes para seu ambiente. Para isso, investiu em uma frota de ônibus urbanos movidos a biometano. Os veículos laranjas, da marca Scania, rodam há mais de um ano, permitindo que haja uma economia de 280 mil litros de diesel, que seriam gastos em motores convencionais. O biometano é produzido do biogás oriundo do processamento de resíduos biológicos de Vaasa e do lodo sanitário de Stormossen. O combustível gerado abastece uma frota com 12   ônibus e 1.000 automóveis.

De acordo com Pertti Hällilä, responsável pelo projeto de ônibus movido a  biometano, a redução das emissões de CO² estão no mesmo nível dos veículos elétricos que utilizam eletricidade vinda de usinas eólicas. “Mesmo com temperaturas que podem alcançar –23 graus no inverno, a operação com o biometano tem sido muito boa. Já atingimos 700 mil quilômetros rodados anualmente, nossa meta operacional e os ônibus Scania provaram ser muitos eficientes em termos energéticos. Cerca de 1,2 milhão de passageiros usam os ônibus anualmente”, ressaltou Hällilä.

Ele ainda observou que o preço do biometano está estabilizado e com a sua produção local, as vantagens para com esse combustível atestam o maior uso no transporte público. A Scania também contribui com a melhor condução dos motoristas ao promover treinamentos para que a segurança, o conforto dos passageiros e o melhor rendimento operacional sejam conquistados. “Com motoristas treinados, obtivemos uma redução de 35% do número de freadas bruscas, além de um melhor consumo energético. A gestão pública de Vaasa está satisfeita com a operação dos ônibus”, disse Hällilä.

Imagem - Scania

 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Cidade finlandesa aposta no biometano

Enviando Comentário Fechar :/