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Homenagem da Marcopolo à Revista AutoBus

Carroçarias mais leves e resistentes

Por Antonio Ferro dia em Notícias

Carroçarias mais leves e resistentes
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O grafeno é o material mais leve e forte do mundo, sendo 200 vezes mais resistente do que o aço e superando até o diamante. Outra característica é que ele é o material mais fino que existe, com espessura de um átomo

É o que promete a fabricante Marcopolo ao iniciar testes com a aplicação do grafeno em novos componentes de ônibus, tendo como objetivo a redução do peso total do veículo e ampliação da garantia sobre a resistência estrutural. Esse aspecto se volta na possibilidade de utilização e introdução em veículos de motorização 100% elétrica ou híbrida que está ocorrendo na indústria automobilística mundial.

Luciano Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo, comentou que o programa está em fase de estudos de engenharia e o plano é concluir o desenvolvimento e iniciar testes até o final deste ano. "Firmamos, no ano passado, uma parceria com a UCS, Universidade de Caxias do Sul, para o desenvolvimento do material e produção local em escala industrial. Iniciamos os estudos de caracterização, uma das principais etapas, pois permitirá determinar qual a quantidade ideal de grafeno na composição do material que relaciona diretamente com a resistência mecânica desejada para cada subsistema do nosso produto. São testes de ensaios químicos, térmicos e mecânicos, além de teste acelerado de durabilidade em dispositivos que garantem a durabilidade e confiabilidade do produto, representando as condições de utilização de nossos clientes", disse.

A Marcopolo revelou que o grafeno é o material mais leve e forte do mundo, sendo 200 vezes mais resistente do que o aço e superando até o diamante. Outra característica é que ele é o material mais fino que existe, com espessura de um átomo, ou 1 milhão de vezes menor que um fio de cabelo, sendo maleável, resistente ao impacto e à flexão, e excelente condutor térmico e elétrico. Resner disse que um dos grandes desafios da indústria automobilística mundial está na contínua redução de peso e elevação da resistência dos componentes e dos veículos como um todo." O outro é a redução no uso de combustíveis fósseis e nas emissões. Com a crescente adoção da tecnologia de motorização elétrica e elevado peso das baterias, os fabricantes têm como meta desenvolver veículos mais leves e, ao mesmo tempo, robustos", finalizou.

Imagem - Divulgação

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