X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Calculando as emissões poluentes

Por Antonio Ferro dia em Notícias

Calculando as emissões poluentes
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A PlanFrota compara para cada ano de 2019 até 2038, prazo para o cumprimento completo da Lei, as emissões projetadas com os níveis referentes ao ano de 2016, ano de referência para o qual foram estabelecidas as metas de redução de emissões

Na busca por atender a Lei Municipal 16.802 de 2018, da cidade de São Paulo, que prevê a redução gradual de emissões de poluentes dos ônibus urbanos em 20 anos, foi apresentada recentemente a ferramenta PlanFrota desenvolvida pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA). Segundo seus idealizadores, o recurso avalia automaticamente se determinada frota de ônibus planejada para operar em um lote de concessão irá ou não cumprir as metas de redução de emissões. Dessa forma, ela auxiliará a SPTrans (órgão gestor do transporte paulistano) na fiscalização do cumprimento das metas de redução de emissões e as operadoras de ônibus. Para isso, calcula as emissões anuais, de 2016 a 2038, de CO2, MP e NOx por lote de concessão, inserindo a quilometragem contratada, a caracterização da frota e as fontes energéticas utilizadas. A PlanFrota compara para cada ano de 2019 até 2038, prazo para o cumprimento completo da Lei, as emissões projetadas com os níveis referentes ao ano de 2016, ano de referência para o qual foram estabelecidas as metas de redução de emissões.

"Essa é uma parceria com o poder público. Todo o trabalho será doado", ressaltou o pesquisador do IEMA, David Tsai. Ainda, de acordo com ele, o uso da ferramenta pelas empresas operadoras de ônibus é opcional, mas a calculadora está completa com fatores de emissão já validados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). "Ela deverá incluir todos os tipos de ônibus e tecnologias que circulam no Brasil com suas respectivas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Assim, as operadoras poderão simular ao longo dos 20 anos como será a queda das emissões de suas frotas de acordo com as trocas propostas. Ou seja, se conseguirão cumprir as metas anuais definidas nos seus contratos", explicou.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Calculando as emissões poluentes

Enviando Comentário Fechar :/