Busscar de Colômbia é referência no transporte urbano

Apesar da semelhança com o nome da fabricante brasileira, não há, neste momento, nenhuma ligação entre as duas marcas

Na cidade colombiana de Pereira está localizada a encarroçadora Busscar de Colômbia. Apesar da semelhança com o nome da fabricante brasileira, não há, neste momento, nenhuma ligação entre as duas marcas. Reconhecida na Colômbia por disponibilizar produtos e soluções idealizadas para o transporte coletivo sobre pneus, a Busscar anunciou um expressivo contrato para produzir 596 ônibus totalmente elétricos para o sistema TransMilenio, de Bogotá.

O grande desafio da encarroçadora é se adaptar às necessidade desse novo mercado, que ganha impulso na capital colombiana com a adoção de uma política específica para reduzir as emissões poluentes. Para isso acontecer, a parceria com a marca chinesa de ônibus elétricos BYD foi fundamental para a realização do negócio. Uma equipe técnica da Busscar está sendo treinada para cumprir com a tarefa de produzir as carroçarias e adaptar o sistema da tração elétrica com todos os protocolos de segurança.

O início da fabricação desses ônibus se dará no mês de julho e, em outubro, os primeiros veículos estarão em operação. Neste primeiro momento, serão produzidos os modelos da categoria Padron, com 12 metros de comprimento. A versão articulada 100% elétrica também está nos planos da marca e logo seu projeto será apresentado.

Aliás, o tema tração com tecnologia limpa já está presente no cotidiano da Busscar colombiana. Ela já produziu quase 500 veículos, articulados e biarticulados, com motorização a gás natural Euro VI, para o sistema TransMilenio e seus corredores exclusivos, colaborando com a redução das emissões de poluentes.

A empresa também está de olho em novos negócios que envolvam o maior uso de ônibus com tração limpa, como na Argentina, no Chile e em outros países da América Latina. Além dos ônibus elétricos para Bogotá, a fabricante está produzindo 84 ônibus do tipo Padron, a diesel, para Cuba. No ano passado, a Busscar exportou ao México 12 ônibus articulados movidos a gás natural e espera enviar neste ano outras 47 unidades.

Imagem – Busscar de Colômbia

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *