Bruxelas com ônibus movido a hidrogênio

De acordo com a Van Hool, junto com a bateria de tração e o motor elétrico, a célula a combustível forma a base da fonte energética do veículo, que é totalmente elétrica

A STIB-MIVB, empresa de transporte público responsável pelos serviços de ônibus, metrô e bonde em Bruxelas, irá testar um ônibus com a tecnologia das células a combustível desenvolvido pela fabricante belga Van Hool por um período de dois anos no maior número possível de rota, visando uma análise detalhada quanto ao desempenho em diferentes condições climáticas (verão/inverno) e várias topografias na operação na cidade de Bruxelas.

O referido veículo, modelo A330, tem 12 metros de comprimento, sendo que é equipado com a tração híbrida (célula a combustível e bateria), é capaz de transportar 73 passageiros e incorpora o módulo de célula a combustível FCvelocity-HD85 da Ballard Power Systems, além do motor elétrico de tração Siemens PEM de 210 kW. Em seu tanque comportam 38,2 kg de hidrogênio, autonomia para a operação em 350 km diários. Completando o sistema, há também a frenagem regenerativa que transforma o calor oriundo do acionamento dos freios em eletricidade.

A Van Hool desenvolve e produz ônibus movido a hidrogênio desde 2005, para o mercado norte-americano e a partir de 2007 para o mercado europeu. A empresa já produziu 162 veículos com tecnologia, sendo 21 unidades para a América do Norte e 141 para operadoras na Europa.

De acordo com a Van Hool, junto com a bateria de tração e o motor elétrico, a célula a combustível forma a base da fonte energética do veículo, que é totalmente elétrica. O hidrogênio é convertido em eletricidade na célula a combustível, resultando apenas vapor de água, enquanto a bateria fornece energia adicional onde e quando for necessário.

Imagem – Van Hool

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