Bruxelas aposta em ônibus híbridos

A operadora do transporte coletivo STIB-MIVB (Brussels Intercommunal Transport Company), começou a receber da marca italiana os primeiros ônibus articulados com tração híbrida (diesel/eletricidade)

Enquanto o mercado brasileiro de ônibus urbano não é atrativo em termos de tecnologia ambiental, a fabricante Iveco Bus explora seu know how em cidades que buscam transformar seus sistemas de mobilidade, com a adoção de trações limpas. É o caso da capital belga Bruxelas, que por meio de sua operadora do transporte coletivo STIB-MIVB (Brussels Intercommunal Transport Company), começou a receber da marca italiana os primeiros ônibus articulados com tração híbrida (diesel/eletricidade).

As primeiras 15 unidades do modelo Urbanway, de um total de 141, já foram disponibilizadas para o transporte local. O veículo, segundo sua fabricante, tem capacidade para 130 passageiros, contando com piso baixo, salão de passageiros com um ambiente harmônico e powetrain formado pelo motor a diesel Tector 7 de 286 cv de potência e um motor elétrico, combinação que é capaz de reduzir em 30% o consumo energético, igual índice na diminuição das emissões poluentes. Além disso, o propulsor de combustão pode ser abastecido com a segunda geração de biodiesel, o chamado HVO.

A STIB-MIVB atende 19 municípios na região de Bruxelas, cobrindo uma área total de 241,5 km², com serviços de transporte para mais de 1.100.000 habitantes. Sua rede é composta por quatro linhas de metrô, 17 linhas de bonde, 50 linhas de ônibus e 11 linhas de ônibus noturnos.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *