Bogotá terá 700 novos ônibus Volvo

Os novos veículos terão particularidades que darão maior eficiência operacional e promoverão uma redução das emissões poluentes, como sistemas de monitoramento e filtro de particulados

O volume não deixa dúvida. Trata-se de uma venda de extrema importância para a Volvo Buses Latina América, que irá fornecer 700 chassis após os resultados da audiência pública sobre a licitação para a renovação da frota de ônibus do Transmilênio (Fases I e II), em Bogotá, Colômbia. Ao todo são 402 biarticulados e 298 articulados que serão produzidos em Curitiba (PR).

Os novos veículos terão particularidades que darão maior eficiência operacional e promoverão uma redução das emissões poluentes. O primeiro destaque é que eles serão equipados com sistemas avançados que monitoram a operação, permitindo interação remota com a frota em tempo real. De acordo com a Volvo, os sistemas Fleet Management (monitoramento por telemetria em tempo real, acessando dados como aceleração, frenagem, velocidade, consumo de combustível etc), I-coaching (espécie de treinador virtual de motoristas) e o Serviço de Controle de Velocidade por Conectividade (por meio de geolocalização, limita automaticamente a velocidade máxima do ônibus em pontos críticos de segurança – próximo a escolas, dentro de terminais etc.), estarão presentes nos chassis.

Bogotá terá 700 novos ônibus Volvo
Fábio Lorençon

No tocante à sustentabilidade ambiental, os ônibus trarão um exclusivo sistema de filtro de materiais particulados, tornando-os muito mais limpos do que os veículos das gerações anteriores. Para Fábio Lorençon, diretor comercial da Volvo Buses na Colômbia, essa questão é de extrema importância, pois haverá um ganho quanto a redução das emissões poluentes. “Comparando com os ônibus atuais da cidade (padrão Euro II), a redução chega a 96% em materiais particulados. É a primeira vez na America Latina que haverá veículos equipados de fábrica com esta tecnologia. O ganho ambiental para a população será enorme, já que o filtro tem altíssima eficiência. O ICCT – International Council on Clean Transportation, classifica está tecnologia como livre de fuligem (soot-free)”, explicou o executivo.

Imagens – Divulgação

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