X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!


Volvo - Líder Mundial em Segurança

Bogotá põe em marcha seus ônibus elétricos

Por Antonio Ferro dia em Notícias

Bogotá põe em marcha seus ônibus elétricos
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

A construção do pátio (garagem), da implantação do sistema de recarga elétrica e do fornecimento de energia foi realizada pela empresa Enel X; já a oferta dos 120 ônibus foi adiantada pela Celsia, como concessionária de suprimentos

Depois de muito anunciado, a capital colombiana coloca em operação um grande volume de ônibus elétrico (100% a baterias). 120 novos veículos, com versões de nove e 12 metros de comprimento, entram em serviço no sistema zonal, da região de Fontibón, beneficiando mais de 69 mil passageiros por dia.

A construção do pátio e a operação dos ônibus são uma clara indicação do compromisso da empresa TransMilenio S.A. de estender a cobertura do componente zonal às áreas atualmente atendidas pelo regime provisório (Usme, Fontibón, San Cristóbal, Perdomo e Suba centro), com tecnologia de ponta com zero e baixa emissão, amigável com o meio ambiente. "Hoje é um dia histórico que podemos registrar na memória de Bogotá e no qual honramos nossa promessa que fizemos à cidade desde o ano passado de ter o caráter para corrigir e mudar o que pensávamos estar errado, a humildade de reconhecer o que estava indo bem e a visão e liderança para trazer o que estava faltando", disse a prefeita de Bogotá, Claudia López.

Bogotá põe em marcha seus ônibus elétricos

Os novos ônibus são da marca BYD e suas baterias são recarregadas entre 1,5 e 2,5 horas, permitindo, segundo a fabricante chinesa, uma autonomia que ultrapassa 300 quilômetros com uma única carga. Ainda, de acordo com a marca asiática, em comparação com os ônibus a diesel, sua frota de ônibus 100% elétricos deixará de emitir 12.500 toneladas de dióxido de carbono e 2,5 toneladas de material particulado a cada ano. "Este pátio elétrico é o primeiro de quatro que gradualmente entrarão em operação. Espera-se que os outros três estejam prontos no primeiro semestre de 2021. Além disso, com essa entrega de 120 ônibus e 13 que estavam no sistema desde novembro passado, estamos fechando o ano com 133 novos veículos, todos zero emissões. Bogotá terá uma frota de 889 ônibus elétricos, a maior do país, e se consolidará como referência em mobilidade elétrica na América Latina", disse Felipe Ramírez, gerente geral do TransMilenio S.A.

A construção do pátio (garagem), da implantação do sistema de recarga elétrica e do fornecimento de energia foi realizada pela empresa Enel X; já a oferta dos 120 ônibus foi adiantada pela Celsia, como concessionária de suprimentos; e a operação da frota e do pátio será realizada pela Gran Américas Fontibón I S.A.S. por um período de 15 anos. Cada novo ônibus conta com sistema de conexão de internet via Wi-Fi, monitor e sistema de informação ao passageiro, portas USB, câmera inteligente que monitora o comportamento do condutor, cabina de segurança ao mesmo, sensor de peso, dentre outros componentes. "Bogotá revolucionou o mundo dos transportes urbanos com o sistema BRT Transmilênio, inovando a operação com a instalação das faixas de ultrapassagem nos corredores exclusivos de ônibus inventados por Curitiba. Agora Bogotá, novamente, sai na dianteira mundial com uma das maiores frotas de ônibus elétricos fora da China, demonstrando que é possível priorizar o transporte público e melhorar o meio ambiente urbano pensando na saúde das pessoas", ressaltou Adalberto Maluf, diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD Brasil.

O sistema contará, em breve, com 1.485 ônibus elétricos, transformando Bogotá a principal cidade, fora da China, a ter uma expressiva frota desse tipo de veículo.

Imagens - TransMilenio

Colaborou - ColombiaBus

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Bogotá põe em marcha seus ônibus elétricos

Enviando Comentário Fechar :/