X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Bodas de prata da Solaris Bus & Coach

Por Antonio Ferro dia em Notícias

Bodas de prata da Solaris Bus & Coach
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Fabricante polonesa celebra seus 25 anos de atividades no mercado europeu de ônibus

A principal fabricante de ônibus da Polônia e uma das referências nesse quesito no mercado europeu está em festa. A marca Solaris Bus & Coach comemora em 2021 seus 25 anos de atuação, atuando de maneira muito peculiar no contexto da mobilidade coletiva moderna e dentro dos preceitos ambientais. A empresa iniciou sua trajetória em 1996, na cidade de Bolechowo, sendo fundada por Solange e Krzysztof Olszewski. O primeiro ônibus a sair da recém-criada linha de produção foi um modelo urbano, com piso baixo. Em seu primeiro ano de atividades, 56 veículos foram construídos pela Solaris, porém com projeto licenciado da Neoplan.

Dois anos depois, a marca resolveu seguir por novos caminhos com a apresentação de uma linha própria de ônibus. O modelo com nome provisório de K4016td, apelidado de Olibus, é lançado, trazendo uma configuração que ainda não recebe o desenho definitivo da Solaris. Em termos de estratégia de mercado, Solange Olszewska, se perguntou como fazer os veículos da empresa se destacarem ainda mais contra a concorrência. Para isso, sua ideia de adotar o logotipo de um cão, da raça Dachshund, lhe vem a cabeça e logo é aceito. O animal de estimação é um pouco parecido com o ônibus que a empresa quer produzir – sendo um veículo longo, de baixo piso, de baixo custo e ecológico. O cão verde rapidamente se transforma em um mascote dos ônibus produzidos na Polônia.

Bodas de prata da Solaris Bus & Coach

Em 1999, a cartada certeira que introduziria o nome Solaris de vez no mercado. É lançado o modelo Urbino, presente até hoje na gama de produtos da empresa. Sua estrutura é feita completamente de aço inoxidável, tendo o para-brisas dianteiro assimétrico, tornando-se, mais tarde, uma característica distinta de todos os produtos Solaris. Os primeiros ônibus Solaris Urbino 12, vendidos ainda sob a marca Neoplan Polska, foram para Kielce. Enquanto isso, ônibus articulados fizeram sua estreia nas ruas de Gdynia. Hoje, os veículos Solaris transportam passageiros para terminais em 25 aeroportos europeus, incluindo os de Oslo, Madri e Paris.

Bodas de prata da Solaris Bus & Coach

Aliás, o modelo Urbino se transformou em sucesso nos 25 anos da fabricante polonesa, com destaque para as suas variadas versões de tamanho e tração, visando atender um mercado cada vez mais crescente. Durante os anos 2000, a Solaris investe em tecnologias limpas de propulsão, como o seu primeiro trólebus, com 12 metros de comprimento, denominado Trollino. Também desenvolveu o modelo rodoviário Vacanza, com todos os requintes de conforto e acabamento. Entretanto, é no mercado de ônibus com tração limpa que a marca aposta suas fichas, sempre atenta às tendências dos sistemas de transporte livre das emissões poluentes. Para isso, a empresa disponibiliza em seu portfólio veículos equipados com mais alta tecnologia de segurança, estrutural e limpa. Seus modelos são construídos nas versões trólebus, híbrida, diesel Euro VI, 100% elétrico a baterias e também com células a combustível. Em setembro de 2018, a Solaris Bus & Coach se juntou ao grupo espanhol CAF, tendo a posição de uma das líderes no fornecimento de soluções inovadoras no transporte público urbano na Europa.

Bodas de prata da Solaris Bus & Coach

Imagens - Solaris Bus & Coach

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Bodas de prata da Solaris Bus & Coach

Enviando Comentário Fechar :/