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BHNS com trólebus

Por Antonio Ferro dia em Conexão Mobilidade

BHNS com trólebus
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O referido modelo de transporte segue alguns preceitos do BRT, como a priorização operacional alcançada por vias segregadas e a passagem preferencial em cruzamentos

Iniciativas que buscam promover a melhor mobilidade urbana têm ganhado corpo em várias regiões compromissadas com resultados positivos para a qualidade de vida e ao meio ambiente. É o caso da cidade suíça de Lausanne, que recentemente anunciou um grande passo para a implementação de uma rede moderna de ônibus urbanos por meio do futuro sistema BHNS (Serviço de Ônibus de Alto Nível). O referido modelo de transporte segue alguns preceitos do BRT, como a priorização operacional alcançada por vias segregadas e a   passagem preferencial em cruzamentos.

BHNS com trólebus

Trólebus biarticulado da Hess testado em 2017 pelas ruas de Lausanne 

Outro detalhe de extrema importância nesse contexto de sustentabilidade ambiental é o uso de trólebus de grande capacidade, com uma tecnologia de tração que permite sua operação em áreas onde não há rede aérea. Lausanne possui uma das maiores frotas de trólebus da Europa (80 unidades de um total de 205 ônibus da frota) e quer manter esse padrão ao manter o veículo como um grande aliado para seu ambiente, pois desde 1932 a cidade conta com os serviços desse tipo de ônibus elétricos.

BHNS com trólebus

A primeira operação comercial de trólebus em Lausanne no ano de 1932

O sistema BHNS será operado nas áreas que ligam Lutry e Bussigny Pully Val Vert e Galicien Prilly, centro de Lausanne - Bellevaux, consideradas eixos com grande demanda de passageiros, e integrado à outros modais de transporte. Ao apostar em um desenvolvimento sustentável, a gestão pública local quer dar atratividade ao seus serviços de transporte público, com velocidade, segurança, conforto e confiabilidade. Além disso, haverá uma renovação da área em torno ao corredor BHNS, com um tratamento especial que visa a harmonização entre o espaço público e a operação. A expectativa é que 50 mil passageiros utilizem o novo sistema diariamente.

BHNS com trólebus

Modelo de transporte limpo, livre das emissões poluentes

Os novos ônibus, 12 no total, serão do modelo biarticulado, com 25 metros de comprimento, fabricados pela marca suíça Hess. Contarão com um design inovador e impactante, piso baixo que facilita os embarques e desembarques, espaçoso salão para os passageiros, posto do condutor com total ergonomia, banco auxiliar com baterias e sistema de gerenciamento energético que proporciona um menor consumo de eletricidade e redução nos custos operacionais.

Como informado, desde 1932 o trólebus faz parte do cenário da cidade suíça. A autoridade municipal, preocupada com o bem estar da população local, adota uma política de transporte respeitosa com o meio ambiente por meio da tração elétrica dos metrôs, bondes e ônibus com eletricidade certificada de origem renovável. Outros tipos de tração para os ônibus também são utilizados, como os propulsores a gás natural e a diesel, todos equipados com filtros de particulados de última geração.

Imagens - Divulgação/Transporte Lausanne

 

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