Berlim eletrificada

Novos ônibus elétricos chegam para tornar o ar da cidade mais limpo. O compromisso ambiental prevê uma reformulação da frota de ônibus, utilizando veículos com tecnologias sustentáveis

A capital alemã contará com uma frota de ônibus elétricos, movidos a bateria, em seu sistema de transporte público. Dentro das premissas de se tornar uma cidade livre das emissões poluentes vindas do transporte, a municipalidade, por meio da BVG, companhia local de transporte coletivo, anunciou a aquisição de novos ônibus com tração elétrica.

São 15 unidades do novo modelo eCitaro, desenvolvido pela Mercedes-Benz, equipados com 10 módulos de baterias, totalizando 243 kWh, o que garante uma autonomia de 150 quilômetros, além de um gerenciamento térmico exclusivo do sistema elétrico, garantindo eficiência energética maior durabilidade das baterias. Para os passageiros, o modelo oferece ar-condicionado, piso baixo e portas USB para a recarga de aparelhos eletrônicos. Os motoristas contam com câmera externa para visualização de ciclistas e pedestres, além de câmeras internas. “Estamos muito satisfeitos que o modelo eCitaro esteja no transporte de Berlim. Com ele é possível um ambiente livre de emissões localmente, sendo que a BVG abriu um novo capítulo na história da mobilidade ambientalmente amigável. Nós também estamos apoiando nossos clientes com consultas sob medida e pacotes de serviços personalizados à medida que eles gradualmente mudam para a eletromobilidade”, destacou Till Oberwörder, chefe da Daimler Buses.

A Solaris no jogo

A marca polonesa Solaris Bus & Coach também participa da eletromobilidade coletiva em Berlim. Recentemente, fabricante começou a entregar as 15 unidades de seu modelo 100% elétrico a baterias Urbino 12 para o operador BVG. O sistema energético dos veículos possui baterias com capacidade para 240 kWh. A recarga elétrica é feita na garagem, pelo modo plug-in.

Berlim eletrificada

Outra novidade é que a transportadora berlinense assinou um acordo com a Solaris para a aquisição de outros 15 ônibus elétricos na versão articulada. Com mais esse negócio, a capital alemã será o principal cliente da Solaris na Alemanha.

A empresa BVG opera 24 horas no sistema de Berlim. Sua rede é composta por 150 rotas de ônibus (frota com 1.400 unidades), 10 linhas de metrô e 22 de bondes, além de seis linhas de balsa, transportando mais de um bilhão de passageiros por ano.

Imagens – Daimler Buses e Solaris Bus & Coach

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *