Avanço tecnológico em BRT

Ao utilizar a tecnologia embarcada, os operadores terão o monitoramento do desempenho dos seus veículos a fim de se verificar a eficiência do sistema

Em processo de implantação, o sistema de BRT (Trânsito Rápido de Ônibus) da cidade paulista de Sorocaba promoverá uma transformação no modelo de transporte coletivo local. Segundo a Concessionária BRT, um dos grandes diferenciais será a utilização de 125 ônibus com alta tecnologia embarcada que permitirá ao usuário, por exemplo, prever o horário de chegada e partida dos veículos, ter acesso a informações sobre embarque e itinerário das linhas, entre outras. Para acessar os dados, o usuário terá nos painéis de mensagens variáveis internas nos veículos e também poderá acessar o aplicativo CittaMobi, que terá download gratuito.

O BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas companhias com sólida experiência e reputação no setor de transportes no País. O sistema é considerado uma evolução do transporte sobre pneus, pois sua importância vai além da melhora do trânsito e do deslocamento de seus usuários. Ao utilizar a tecnologia embarcada, os operadores terão o monitoramento do desempenho dos veículos a fim de se verificar a eficiência do sistema no que se refere a horários de chegada e saída, tempo de trajeto e itinerário, o que irá garantir uma gestão eficaz da frota e a celeridade do fluxo de passageiros. “Disponibilizaremos informações detalhadas ao usuário para que sua experiência com o novo transporte público seja a melhor possível. A ideia é que o sistema seja eficiente e funcional tanto para a população quanto para o próprio BRT”, disse José Henrique de Avila, presidente da Concessionária BRT Sorocaba.

Para garantir prioridade operacional, além das vias exclusivas, os serviços terão sincronia entre os ônibus e os semáforos, sendo que os veículos contarão com a preferência ao passar por cruzamentos, uma maneira de aumentar a velocidade dos deslocamentos, reduzindo o tempo das viagens.

Além do próprio sistema, a concessionária responsável pelo BRT também dedica atenção às vias paralelas aos corredores exclusivos em construção. São obras de pavimentação que estão sendo feitas nos trechos onde o ônibus freia, para e acelera, locais em que há um maior desgaste da via. O serviço executado proporciona a troca do pavimento asfáltico por pavimento de concreto, nos pontos de parada dos ônibus. Além das melhorias em trechos específicos, as faixas por onde trafegam os demais veículos também serão requalificadas com o serviço de reforço do subleito (é o terreno que compõe a via) do referido piso. “Para quem passa no local das obras nem sempre é possível entender o que está sendo feito, no entanto, como todo trabalho, para realização da pavimentação adequada são necessários alguns processos. Antes de receber a camada final de concreto, ocorre a aplicação de um determinado produto que requer alguns dias de cura. Por isso, ao concluirmos determinada etapa, precisamos de um tempo de repouso para que os compostos aplicados sejam incorporados ao solo e aos demais materiais que lá estão. Respeitando o tempo necessário, a estrutura de asfalto é inserida e a pista poderá ser liberada para utilização”, explicou Avila.

Imagem – Divulgação

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