Allison atualiza seu sistema de tração híbrida

A família eGen integrará o portfólio de híbridos e produtos totalmente elétricos da Allison, incluindo os eixos elétricos da empresa. Com a sua apresentação, a Allison oferecerá dois modelos distintos: eGen Flex e eGen Flex Max

A Allison Transmission lançou recentemente de seu novo sistema híbrido elétrico para veículos com emissão zero (ZEV), o eGen Flex, primeiro produto da nova marca Allison eGen. A tecnologia fornecerá às frotas de ônibus propulsão 100% elétrica, com capacidade de operação somente com a energia suplementar – ideal para zonas de emissão zero e operações em locais fechados, além de tornar a área de embarque e desembarque de passageiros em um ambiente mais silencioso e saudável.

Em linhas gerais, seu sistema híbrido elétrico eGen Flex incorpora uma inovadora unidade de acionamento, inversor e sistema de armazenamento de energia recarregável. A unidade de tração inclui uma embreagem de desconexão que permite o desligamento do motor e o inversor tem um pacote aperfeiçoado que inclui melhorias que reduzem suas dimensões e peso. O inversor agora é arrefecido por água com etilenoglicol, o que elimina as linhas de óleo, diminuindo a complexidade da instalação, reduzindo despesas com manutenção e aumentando o tempo de operação. Já o sistema de armazenamento de energia incorpora a mais recente tecnologia de titanato de lítio (LTO), que aumenta significativamente a densidade de energia, permite um carregamento mais rápido e autonomia estendida no modo puramente elétrico (motor desligado).

Allison atualiza seu sistema de tração híbrida

A família eGen integrará o portfólio de híbridos e produtos totalmente elétricos da Allison, incluindo os eixos elétricos da empresa. Com a sua apresentação, a Allison oferecerá dois modelos distintos: eGen Flex e eGen Flex Max. O eGen Flex será semelhante em recursos e capacidade ao sistema de propulsão híbrido elétrico Allison H 40/50 EP, mas com os aprimoramentos citados acima. E o eGen Flex Max oferecerá propulsão totalmente elétrica por até 16 quilômetros, dependendo do ciclo de trabalho e das exigências de carga dos acessórios. Outro detalhe é a tecnologia ‘Increased Accessory Power 2’, que estará disponível para o eGen Flex e será obrigatório para o eGen Flex Max. O recurso eletrifica os sistemas de acessórios do veículo, como ar-condicionado e aquecimento, permitindo que esses equipamentos operem com o máximo de eficiência com energia limpa e silenciosa, reduzindo as emissões, o desgaste do motor e protegendo o meio ambiente. “Allison entende que existe um interesse significativo na eletrificação. Também entendemos que as frotas estão relutantes em apostar totalmente nessa forma de mobilidade neste estágio inicial. Os comentários dos clientes nos inspiraram a oferecer essas inovações para os ônibus e ônibus urbanos, alternativas que farão uma ponte entre o combustível convencional e as soluções totalmente elétricas. O eGen Flex permitirá que as frotas urbanas avaliem as possibilidades da eletrificação e suas necessidades de autonomia, enquanto contam a tranquilidade da ampliação do alcance a diesel, ainda necessário para percursos mais longos, flexibilidade de rota, congestionamentos não planejados ou incapacidade de recarregar baterias”, observou Branden Harbin, diretor-gerente de Marketing Global da Allison Transmission.

A IndyGo, a Indianapolis Transportation Corporation, adquiriu 27 novos ônibus, sendo que três deles já terão a tecnologia eGen Flex Max. Outras 24 unidades serão equipadas com o sistema Allison H 40 EP™, acoplado ao propulsor Cummins B6.7. A fabricante informou que, desde 2003, já forneceu mais de 9.000 sistemas de propulsão híbridos elétricos em todo o mundo, acumulando quase 4,2 bilhões de quilômetros, economizando mais de 1,15 bilhão de litros de combustível e evitando que três milhões de toneladas métricas de dióxido de carbono entrem na atmosfera.

Imagens – Divulgação

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