A operação não pode parar

Além dos veículos, o aspecto externo também merece atenção por parte da operação. Nas plataformas, o distanciamento físico de dois metros foi sinalizado com marcações e a medição de temperatura dos passageiros foi adotada como mais uma forma de prevenção

Em meio a pandemia, o setor de transporte rodoviário de passageiros vem buscando soluções para não perder receita, muito menos deixar seu cliente sem a possibilidade de se deslocar entre as cidades. Dentre as operadoras, o Grupo Viação Garcia–Brasil Sul, do Paraná, vem retomando gradualmente seus serviços. Com atuação nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, o Grupo chegou a reduzir a sua operação em mais de 90% em abril. No mês de junho evoluiu para 26% das operações.

Para tentar contornar o problema do contágio do Covid-19, a adoção de medidas e protocolos de higienização e limpeza, de acordo com orientações da Organização Mundial da Saúde e Vigilância Sanitária, e de inovações que tragam mais segurança aos passageiros durante as viagens, foram adotados. A desinfecção interna do ar, por exemplo, passou a ser realizada com aplicação de ozônio. A tecnologia foi testada pela Universidade Federal de Santa Catarina com eficácia de 99% na eliminação de vírus.

Já os filtros de ar-condicionado são limpos com jato d’água a cada viagem. A desinfecção do ambiente interno também é realizada pela pulverização de quaternário de amônia para a eliminação de vírus, seguida de limpeza adicional com álcool 70%. Segundo a operadora, estudo realizado pela Fundação Universidade de Caxias do Sul constatou que a renovação do ar nas carroçarias utilizadas pela Viação Garcia e Brasil Sul é até 63% maior que a existente em locais de circulação, como supermercados, agências bancárias, aeroportos e shoppings centers.

Outra inovação adotada pelo grupo paranaense foi a implantação de cortinas de proteção entre as poltronas, lavadas e esterilizadas a cada viagem, em todos os serviços: Cabine Cama, Leito Plus, Executivo, Semi Leito e Convencional, proporcionando segurança e privacidade aos passageiros. O Grupo foi o primei-ro no País a oferecer esta solução como medida de segurança durante as suas viagens.

Além dos veículos, o aspecto externo também merece atenção por parte da operação. Nas plataformas, o distanciamento físico de dois metros foi sinalizado com marcações e a medição de temperatura dos passageiros foi adotada como mais uma forma de prevenção. A orientação é ainda para o uso de máscaras durante toda a viagem. Ao entrar no ônibus, o passageiro utiliza o tapete higiênico para a limpeza da sola dos sapatos, preparado com produtos desinfetantes e sanitizantes que eliminam vírus e bactérias. Todos os ônibus disponibilizam dispensers de álcool em gel, logo na entrada dos veículos e próximos à toalete, para higienização das mãos. Após a acomodação dos passageiros, locais de contato como corrimão e portas são higienizados com álcool 70% novamente.

Ainda, segundo o Grupo, todos os colaboradores recebem treinamentos constantes dentro da política de Segurança do Trabalho da empresa, com reforços sobre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e sobre os novos métodos de higienização. Entre os EPIs utilizados por eles estão máscaras e óculos de proteção, protetor auditivo, luvas, botas de borracha e uniformes em brim diferenciado. “Garantir todos os padrões de limpeza e higienização tem sido o nosso foco para trazer segurança para os nossos clientes e confiança de que terão uma viagem protegida”, lembrou Estefano Boiko Junior, vice-presidente do Grupo.

Imagem – Divulgação

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